62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EXPORTAÇÃO DE UMA EMPRESA PARAIBANA
Janire Maria de Mello 1
César Augusto S Colque 1
1. Associação Paraibana de Ensino Renovado - Asper
INTRODUÇÃO:
A internacionalização é fundamental para a organização que deseja manter-se no mercado, onde as mudanças são constantes e a concorrência de empresas estrangeiras em seu próprio país é uma realidade. Não se trata de uma opção, mas de uma necessidade de integração ao mercado global. O comércio exterior brasileiro vem apresentando crescimento significativo nos últimos anos, devido às ações e ao apoio do Governo Federal à promoção das exportações e à inserção crescente de empresas de pequeno porte no cenário internacional. O Brasil tem um enorme potencial produtivo e exportador, mas as exportações não estão avançando no ritmo de desenvolvimento do País, embora tenham ganhado bastante destaque nos últimos anos. A Paraíba destaca-se por sua capacidade exportadora de tecnologia e possui empresas com grande potencial exportador e produtos com boa aceitação no mercado externo, mas suas exportações ainda não atingiram um volume significativo. Diante da necessidade de analisar e entender as dificuldades que as empresas encontram na exportação, este estudo teve por objetivo identificar as principais dificuldades encontradas por uma empresa paraibana de pequeno porte no processo de exportação de seus produtos, apontando soluções alternativas que possam melhorar seu desempenho internacional.
METODOLOGIA:
O trabalho em epígrafe define-se como sendo uma pesquisa de campo de natureza descritiva. Seu objetivo foi aprofundar o conhecimento da realidade, buscando a razão através da observação, análise e correlação de fatos sem manipulá-los. A partir de uma análise sobre as dificuldades encontradas pela empresa em seu processo de exportação. A pesquisa de campo foi realizada na empresa WW Brasil Minérios localizada na cidade de Cabedelo, no Estado da Paraíba. O universo da investigação foi a própria empresa, objeto deste estudo de caso, sendo representada por um dos sócios, de acordo com Gil (2002, p. 145), "quando o universo da investigação é geograficamente concentrado e pouco numeroso, convém que sejam pesquisados todos os elementos". Foram utilizadas como fontes para a coleta de dados primários a entrevista estruturada e os dados secundários através de pesquisa bibliográfica, documental e virtual. Neste trabalho, foram utilizados o Sistema Operacional Windows XP com os aplicativos Word e Excel, no tratamento dos dados coletados. Os dados foram analisados qualitativamente, de acordo com a proposta de análise de conteúdo de Martins (2002), onde "os dados devem ser analisados de forma a solucionar o problema pesquisado e alcançar os objetivos pretendidos".
RESULTADOS:
Após análise dos dados coletados, com base nas informações fornecidas pelo entrevistado, identificou-se como sendo as principais dificuldades no processo de exportação de mármores e granitos: alta taxa de inadimplência dos importadores e a oscilação cambial do dólar. Que pode ocorrer devido à ausência de um departamento de comércio exterior; não realização de pesquisa de mercado e a seleção errada do parceiro. Para uma empresa que deseja inserir-se no mercado internacional, seguir as etapas de internacionalização é de fundamental importância para o seu sucesso no exterior. No caso da empresa estudada, faz-se necessário, portanto, a criação de um departamento de comércio exterior que será responsável por todo o processo de exportação. A empresa deve ainda, realizar pesquisas de mercado em busca de novos mercados e parceiros, inclusive na América Latina, o que pode ser feito através de consulta aos recursos do Portal do Exportador, Secretaria de Comércio Exterior, Revistas especializadas, entre outras e participar efetivamente de feiras, missões comerciais e eventos de promoção da atividade exportadora. Em relação à inadimplência, as exportações podem ser feitas através de Tradings ou buscar formas de pagamento mais seguras como carta de crédito, pagamento antecipado, etc.
CONCLUSÃO:
Apesar de ter sido criada com o objetivo de exportar seus produtos, que possuem boa aceitação no mercado externo, esta ainda não conseguiu inserir-se definitivamente no mercado internacional devido a fatores internos e externos atribuídos principalmente à inadimplência dos importadores e a oscilação cambial do dólar. Mas a internacionalização de uma empresa deve ser feita observando todas as etapas desse processo e a empresa estudada deixou de realizar algumas delas. A não observância de tais etapas pode estar impedindo seu sucesso no comércio externo, além de possuir uma estrutura interna ainda pouco adequada à realização de exportação. Com o intuito de alavancar as exportações de seus produtos, a empresa deve descentralizar o processo de exportação criando um departamento de comércio exterior, divulgar seus produtos, fazer uma análise de sua capacidade exportadora a fim de explorar ao máximo seu potencial exportador e realizar pesquisa e seleção de mercados e parceiros internacionais que pode ser feito através de um plano estratégico de exportação ou um plano de negócios.
Palavras-chave: Comércio Exterior, Internacionalização, Exportação.