62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL
André Silva dos Reis 1
Ana Carolina Batista Mafra 1
Danilo Gomes da Costa 1
Maria Dulcimar de Brito Silva 1
Thiago Silva de Souza 1
1. Universidade do Estado do Pará
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa deu enfoque à utilização de recursos tecnológico por professores de ciências de 5° a 8° série nas escolas públicas da cidade de Belém, com a finalidade de entender as dificuldades encontradas pelos docentes em fazer uso de tais recursos, como também a disposição dos professores para empregar as novas tecnologias no ensino das ciências naturais. A pesquisa buscou ainda revelar os anseios que os profissionais da educação possuem na hora de ministrar as suas aulas, dispondo de poucos recursos que atendam aos seus objetivos e ainda, quais materiais eles gostariam de utilizar, mas as escolas entrevistadas não possuem. A partir desses questionamentos procurou-se mostrar as dificuldades que a escola pública encontra na hora de incentivar seus professores com recursos modernos para a melhoria de suas práticas docentes.

METODOLOGIA:

Realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo com professores de ciências da 5° a 8° série do ensino fundamental em 4 escolas públicas da cidade de Belém no estado do Pará. As escolas escolhidas para a pesquisa localizam-se em 4 diferentes bairros da cidade de Belém, sendo elas: EEEFM Vera Simplício, EEEFM Presidente Costa e Silva, EEEFM Lauro Sodré e EEEFM Justo Chermont. Foram entrevistados ao todo 8 professores de ciências, sendo abordados 2 docentes por escola. Junto aos professores foi aplicado um questionário contendo 5 perguntas fechadas e 2 abertas em um total de 7 perguntas. Após a aplicação do questionário, foi possível, de acordo, com as respostas dos professores, entender como são adiministrados os recursos tecnológicos dentro das escolas públicas da cidade de Belém.

RESULTADOS:

Quando questionados a cerca da disponibilização dos recursos didáticos pelas escolas 75% dos professores afirmaram que são disponibilizados recursos para uso pedagógico e apenas 25% disseram que esses recursos não estão acessíveis aos professores. Sobre os recursos que são disponibilizados a sala de multimídia foi o mais citado com 75% das afirmações, seguido pela sala de informática com 50%, laboratório de ciências foi citado por 37% dos professores e o livro didático apareceu nas respostas de apenas 12,5% dos docentes. 100% dos professores afirmaram utilizar algum tipo de recurso didático apenas em situações especiais, não fazendo uso regular de nenhum deles. 87,5% dos professores não possuem dificuldade em relacionar os recursos disponíveis com a disciplina de ciências, porém 12,5% afirmaram ter essa dificuldade. Buscando investigar os anseios que os professores das escolas públicas possuem a cerca da utilização dos recursos didáticos, foram questionados sobre quais recursos gostariam de utilizar, mas a escola não pode oferecer, sendo assim 62,5% gostariam de utilizar algum tipo de mídia (televisão, DVD e data-show) em suas aulas, 37,5% gostariam de levar os alunos para passeios ecológicos, os laboratórios de ciências e de informática foram citados por 25% dos professores. Em unanimidade os professores afirmaram que o uso dos recursos tecnológicos facilita o ensino/aprendizagem e que também é perceptível uma melhora no interesse dos alunos quando o professor faz uso de outras metodologias além do quadro/piloto.

CONCLUSÃO:

A presença da tecnologia aliada ao ensino vem facilitar o trabalho do professor, mas não pode ser vista como a panacéia da educação, e vale ressaltar que recursos de cunho não tecnológico podem e devem ser utilizados para a diversificação do ensino de ciências.

A pesquisa pode também mostrar o contraste entre as escolas públicas da cidade de Belém, no que concerne a presença de recursos tecnológicos, nas instituições de ensino localizadas no centro da cidade era bem mais notória a presença de tais recursos do que nas localizadas nos bairros periféricos onde os professores acabavam fazendo uso apenas do livro didático. 

Por fim, considera-se válido os esforços de muitos docentes participantes da pesquisa em não deixar que suas práticas docentes caiam na rotina e na mesmice do dia-a-dia, alterando o seu fazer pedagógico com metodologias que dinamizam o ensino dos conteúdos de ciências, mostrando aos seus alunos como pode ser interessante este aprendizado.

Palavras-chave: Recursos tecnológicos, Ensino aprendizagem , Ciências.