62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
INFLUÊNCIA DAS PIGMENTAÇÕES NAS PROPRIEDADES DE ARGAMASSAS DE REJUNTAMENTO
Deyvid Dantas Lopes 1
Elcio Correia de Souza Tavares 1
1. Universidade Potiguar /UNP
INTRODUÇÃO:

A norma brasileira NBR 14992/2003 define argamassa de rejuntamento como "mistura industrializada de cimento Portland e outros componentes homogêneos e uniformes, para aplicação nas juntas de assentamento de placas cerâmicas". Apesar da norma não especificar os outros componentes da mistura, no Brasil os produtos produzidos pelos fabricantes de argamassa de rejuntamento, para aplicação em placas cerâmicas, são basicamente à base de cimento Portland ou de resina epóxi. A função preliminar da argamassa de rejuntamento é impermeabilizar as laterais das peças cerâmicas. Entretanto, as suas funções mais importantes são: auxiliar no desempenho estético do revestimento; compensar variação de bitola e facilitar assentamento das placas; vedar o revestimento cerâmico; permitir difusão de vapor de água; proporcionar alívio de tensões e aperfeiçoar aderência das placas. Pigmentos podem ser utilizados para conferir cor às argamassas de rejuntamento e auxiliar no desempenho estético do revestimento cerâmico, possibilitando variedade de combinação de cores com as placas cerâmicas. O objetivo deste trabalho é verificar o uso dos pigmentos no processo de fabricação das argamassas de rejuntamento branca tipo II (Flexível) e a sua influência nas propriedades desta argamassa quando aplicadas.

METODOLOGIA:

O processo de obtenção das amostras se inicia com a definição da cor a ser analisada e com a pesagem da argamassa branca tipo II (flexível) e dos pigmentos (vermelho e azul) numa proporção de: 16g, 18g, 20g, 22g, 24g, 26g e 28g de pigmento para cada amostra de 1 kg de argamassa branca. A seguir, todos os componentes foram colocados em um invólucro plástico para a obtenção de uma mistura homogênea. O processo de mistura do pigmento com a argamassa base foi feito de forma manual o que não possibilitou que o pigmento misture-se totalmente com o pó base. Após a obtenção da amostra final, com base na NBR 14992/2003 realizaram-se os seguintes ensaios: determinação de retenção de água, determinação de variação dimensional, determinação de resistência a compressão, determinação de resistência a tração na flexão, determinação da absorção de água por capilaridade e a determinação de permeabilidade.

RESULTADOS:

Verificou-se que a argamassa de rejunte branca tipo II com as proporções de 20g/kg a 24g/kg de pigmento apresentaram as melhores propriedades, como boa coloração e baixa perda de cor, bem como melhor resistência ao desgaste; retenção de água média de 135 mm para após 10 minutos da aplicação; resistência á compressão média após 14 dias de 14 MPa; resistência a tração na flexão média de 1,2 MPa após 7 dias e absorção de água por capilaridade média de 2,89 ml após 28 dias.

CONCLUSÃO:

A argamassa de cor azul permaneceu com um resultado satisfatório na faixa de 22 a 24 gramas para cada 1 kg de pó base. Já a coloração vermelha, teve satisfatória a faixa de 20 a 22 gramas para a mesma quantidade de argamassa branca tipo I (flexível), quando aplicada no revestimento cerâmico.

Instituição de Fomento: Programa de Bolsa de Iniciação Científica - ProBIC
Palavras-chave: Argamassa de rejunte, Pigmento, Propriedades.