62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
REAÇÕES QUÍMICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO
Maria Fernanda Alves da Silva 1
Everton Maick Rangel Pessanha 1
Danielle Franklin Gomes de Castro Ferreira 1
Marlúcia Cereja de Alencar 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense/ IFF Campos
INTRODUÇÃO:

Em 2008/2009 realizou-se uma pesquisa de campo com trinta professores do Ensino de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no município de Campos dos Goytacazes/RJ. A partir do levantamento de dados, foi possível identificar as dificuldades dos professores, envolvidos na pesquisa, em trabalhar reações químicas experimentalmente. No presente momento da pesquisa, 2009/2010, construiu-se um experimento com o indicador, repolho roxo, cujo objetivo está relacionado à verificação de substâncias ácidas e básicas encontradas no cotidiano. Destaca-se neste processo de construção a utilização de materiais de baixo custo e de fácil aquisição. Como complementação a este trabalho será organizada uma oficina para os professores sujeitos da pesquisa, com a finalidade de orientá-los na utilização do experimento em sala de aula, seguindo os princípios de uma metodologia de ensino que privilegie a construção do conhecimento: problematização, aplicabilidade e contextualização. Como fundamentação teórica deste trabalho destaca-se a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a teoria Socionteracionista de Lev Vygotsky.

METODOLOGIA:

A partir dos dados coletados e através de referenciais teóricos foi estruturada a metodologia de ensino considerando os seguintes aspectos: a) contextualização, problematização, aplicabilidade; b) baixo custo, funcionalidade e adequação ao nível de compreensão do aluno; c) Interdisciplinaridade. O experimento, indicador ácido-básico (pH), foi adequado de acordo com esses aspectos. Para a construção do experimento foram utilizados: 8 potes de vidro de sopinha de neném no qual foram acoplados em 2 placas de madeira e nesses potes adicionou-se 20 ml do extrato de repolho roxo para cada 30 ml de substâncias - suco de limão, sabão e pó, vinagre branco, refrigerante incolor, clara de ovo, água mineral, leite de vaca, e leite de magnésio; sendo que, cada solução estará em seu respectivo pote de vidro. Assim, quando uma substância se misturar com o extrato de repolho roxo, haverá uma mudança de cor e dependendo da coloração será indicado se a substância é ácida ou básica. Se a cor ficar esverdeada a substância é básica e se a cor ficar avermelhada a substância é ácida. A partir desta perspectiva uma oficina será realizada com o objetivo de auxiliar o professor na utilização do experimento em sala de aula com a metodologia adequada, sendo apresentado um roteiro de utilização do material.

 

RESULTADOS:

O experimento foi apresentado para 30 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ, pôde-se inferir que no decorrer da aula com o experimento surgiram muitos questionamentos sobre os tipos de substâncias ácidas e básicas que estão presente no cotidiano dos alunos. Além disso, foi possível realizar discussões sobre o que torna a substância ácida ou básica, a nomenclatura dessas substâncias, o que significa o pH, a importância da sua identificação e o que acontece com os seres vivos com a mudança brusca no pH e outras indagações. É importante destacar que durante o desenvolvimento do experimento foi possível integrar os saberes de química, física e biologia, quando abordado que os ácidos em solução aquosa conduzem eletricidade e como as alterações do pH influenciam na vida de animais e plantas, relacionando, assim, ao cotidiano dos alunos. Foram destacados, também, alguns ácidos e bases que tem aplicação, na agricultura - na fabricação de fertilizantes e em indústrias e laboratórios - na fabricação de remédios, explosivos, papel, sabão e antiácidos. Este experimento demonstrou grande relevância, pois, o material é fácil de manusear e contextualizar, além de ser simples a sua aquisição.

CONCLUSÃO:

Diante do experimento realizado, foi possível desenvolver a articulação entre teoria e prática fundamentada na metodologia elaborada. Pôde-se observar que os alunos compreenderam e levantaram vários questionamentos envolvendo a acidez e basicidade, como o porquê é preciso tomar um antiácido quando estamos com azia. Alguns alunos apresentaram dificuldades em relação à nomenclatura dos ácidos e bases e sobre o sal mais água produzido ao misturar uma substância ácida com uma alcalina, demonstrando que a compreensão deles estava intrinsecamente relacionada ao que eles compreendiam empiricamente. É notória a importância do roteiro, contendo a contextualização, a questão problematizadora e alguns conteúdos que os professores poderão abordar em suas aulas ao se trabalhar experimentalmente, pois através dele pôde-se articular a realidade dos alunos com os conteúdos abordados. Sendo assim, o roteiro demonstrou uma grande relevância para se trabalhar com experimentos em sala de aula, por isso, será disponibilizado junto com o experimento em um kit. Espera-se que o presente trabalho possa contribuir para as aulas do 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Campos dos Goytacazes/RJ auxiliando o professor no desenvolvimento de suas aulas com experimento.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq/IFF
Palavras-chave: Experimentos, Reações Químicas, Baixo Custo.