62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO SEXUAL COMO FORMA DE MITIGAÇÃO DE PROBLEMAS AMBIENTAIS DECORRENTES DO AUMENTO POPULACIONAL NO BAIRRO GUARAPES, NATAL-RN.
Érica Kalline Mendonça Pereira 1
Fabíola da Costa Catombé Dantas 1
Radmila Salviano Ferreira 1
Roberta Naile de Lima 2
Danilo Camuri 3
1. DBEZ, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. DESSO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
3. Coordenador do Projeto Conexões de Saberes/Escola Aberta, UFRN
INTRODUÇÃO:
O crescimento populacional está totalmente relacionado à sustentabilidade do planeta, já que a população humana, assim como qualquer população biológica, necessita da utilização e consumo de recursos como alimento e espaço. Logo, um aumento desordenado da população pode gerar um desenvolvimento insustentável gerado pelo desmatamento para criação de áreas habitáveis ou para a produção de alimentos e também pelo aumento da produção de resíduos entre outros fatores. Assim, sexualidade e sustentabilidade estão diretamente relacionados, uma vez que o desenvolvimento da sexualidade sem esclarecimentos numa sociedade pode desordenar o seu crescimento populacional. Assim, como a sustentabilidade a sexualidade envolve uma esfera de três componentes principais: sociedade, economia e meio ambiente. Esse trabalho teve como objetivo inicial sensibilizar adolescentes e jovens da comunidade Guarapes quanto à questão da sexualidade precoce e discutir as conseqüências do crescimento da população sobre o meio ambiente.
METODOLOGIA:
O projeto envolveu a comunidade infanto-juvenil através da Escola Municipal Prof. Francisco de Assis Varela Cavalcante, a única com ensino fundamental e médio existente no bairro de Guarapes, Natal - RN nos meses de Dezembro de 2007 e Janeiro de 2008 durante os fins de semana. A etapa inicial do projeto e consistiu em uma reunião entre os bolsistas e coordenadores do Projeto Escola Aberta Guarapes juntamente com os coordenadores da escola com o intuito de levantar os principais problemas enfrentados pelo bairro. Tendo em vista que a sexualidade precoce foi o problema mais citado como agravante na comunidade local, foram realizadas palestras e discussões sobre esse tema, previamente divulgadas por panfletagem e na rádio comunitária. As atividades realizadas envolveram exposição de filmes mostrando as conseqüências da iniciação sexual precoce, dinâmicas de grupo testando o conhecimento dos adolescentes e jovens sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e gravidez na adolescência. A segunda etapa da pesquisa consistiu no levantamento de dados do município de Natal sobre o crescimento populacional e discutir as relações entre a sexualidade precoce e crescimento sustentável. Foram realizados registros fotográficos de problemas ambientais pontuais.
RESULTADOS:
Através do contato com a comunidade local no período estudado foi percebido que a questão da sexualidade precoce ainda é vista como algo natural entre os adolescentes e jovens, problema este ainda considerado comum em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, principalmente em áreas de periferia de municípios. Tal fato traz repercussões e problemas inerentes à questão ambiental nas cidades, uma vez que existem inúmeros impactos negativos da superpopulação, como a pressão cada vez maior sobre os recursos naturais, o problema de ocupação desordenada, disposição de resíduos sólidos em locais inadequados, os quais foram registrados no bairro estudado. A sustentabilidade ambiental precisa estar inserida com a questão social e, para isso, trabalhos contínuos de Educação Ambiental que incluam a sexualidade e o planejamento familiar são necessários para envolver toda a comunidade e formar cidadãos conscientes.
CONCLUSÃO:
É necessário a continuidade desse trabalho para que a comunidade Guarapes possa considerar o planejamento familiar e evite a sexualidade precoce. Tal medida funcionaria como uma das principais atitudes para se minimizar problemas futuros que poderão ser causados ao meio ambiente, saúde e bem-estar da população.
Instituição de Fomento: UFRN / PROJETO SECAD CONEXÕES DE SABERES
Palavras-chave: sexualidade precoce, planejamento familiar , sustentabilidade ambiental.