62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
AVALIAÇÃO DA PULVERIZAÇÃO DE ÁCIDO JASMÔNICO NA INDUÇÃO DE TRICOMAS GLANDULARES EM PLANTAS DE Lippia gracilis SCHAUER
Maria Jocileide de Medeiros Marinho 1
Marciana Bizerra de Morais 1
Kathia Maria Barbosa e Silva 1
Cristiane Cunha Diniz de Mello 1
Cynthia Cavalcanti de Albuquerque 1
Jaécio Carlos Diniz 2
1. Departamento de Ciências Biológicas - UERN
2. Departamento de Química - UERN
INTRODUÇÃO:
Lippia gracilis Schauer (Verbenaceae) caracteriza-se pelo acúmulo de óleos essenciais em cuja produção está atrelada à presença de tricomas glandulares, os quais podem ter sua síntese aumentada em decorrência da presença do ácido jasmônico. O objetivo desse trabalho foi avaliar, em casa de vegetação, o efeito do ácido jasmônico na indução de tricomas glandulares em plantas de L. gracilis.
METODOLOGIA:
A fim de se promover à propagação e induzir o enraizamento, estacas retiradas de planta matriz foram tratadas com ácido indolacético, ácido naftalenoacético ou ácido indolbutírico em doses crescentes (0,0; 1,0; 2,0 e 3,0 mg mL-1). Posteriormente, estacas da mesma procedência foram preparadas e plantadas para a montagem do experimento com ácido jasmônico (AJ). No entanto, nesse experimento as estacas não foram tratadas com auxinas, tendo em vista que não foi observada diferença estatisticamente significante entre as estacas tratadas com as auxinas e o tratamento controle. Após o brotamento, as estacas foram pulverizadas a cada 20 dias (3 aplicações) com diferentes concentrações de AJ (4,0; 8,0 e 12,0 μM L-1) e DMSO (0,0; 4,0; 8,0 e 12,0 μM L-1). Passados 20 dias da última aplicação do AJ, os dados foram coletados e submetidos à análise estatística pelo Teste de Tukey ao nível de 5% probabilidade. As variáveis avaliadas foram: densidade de tricomas glandulares (tricomas.mm-2) nas faces abaxial e adaxial, e nos terços basal, mediano e apical; número de folhas, e número de brotos formados.
RESULTADOS:
O AJ não interferiu na produção de biomassa dessas plantas. Os resultados obtidos neste trabalho demonstram que os tricomas glandulares ocorrem em ambas as faces da epiderme, em folhas completamente expandidas de L. gracilis. Com relação à densidade desses tricomas, observou-se maior concentração na face abaxial das folhas. Já para as regiões basal, mediana e apical das folhas de L. gracilis, não foi identificada maior densidade de tricomas em nenhuma das regiões em especial. Observou-se também, interação significativa entre os tratamentos e a superfície da folha.
CONCLUSÃO:
Dessa forma, a proposição de que a aplicação do AJ em plantas de L. gracilis, influencia positivamente o aumento da densidade de tricomas glandulares na face abaxial das folhas, fica comprometida em função de resultados também positivos em relação ao DMSO, visto que a densidade de tricomas com a melhor dose de AJ não diferiu estatisticamente de uma das doses de DMSO.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Ácido Jasmônico, Tricomas Glandulares, Lippa gracilis.