62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 8. Demografia - 3. Distribuição Espacial
TÉCNICAS EXPLORÁTORIAS DE ESTATÍSTICA ESPACIAL PARA O ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EM RELAÇÃO À CONJUNTURA ECONOMICA
Tiago Chacon Fontoura 1
Rodrigo Silva de Sena 2
Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire 1
1. Depto. de Ciências Exatas e da Terra, UFRN, Natal/RN
2. Federação do Comércio do Rio Grande do Norte - FECOMERCIO/RN
INTRODUÇÃO:

O trabalho apresentado descreve a aplicação de uma metodologia que integra elementos da análise espacial com síntese e objetivo de verificar a distribuição em percentual espacialmente de empresas de pequeno e médio porte do comércio varejista dos municípios do Rio Grande do Norte, visualizar através de gráfico a existência de relação entre o total de empresa e o total de habitantes por municípios, Além disso, agrupar bairros semelhantes segundo as variáveis: Bens duráveis, não duráveis, semiduráveis, comércio automotivo e combustível e lubrificante.

Natal e Mossoró (Pólos) se destacaram em todos os seguimentos do referido trabalho, porém outros municípios como Caicó, Parnamirim, Açu, Macau, Macaíba, Currais novos, Parelhas, Pau dos Ferros, Areia Branca, São Gonçalo e Ceará Mirim foram os destaques nos seguimentos bens duráveis, semiduráveis, Comércio Automotivo, combustível e Lubrificante e Material de Construção, Para tanto, iremos estudar a estrutura espacial dos bairros que compõem o município pólo do RN.

METODOLOGIA:

Para tal estudo tornou-se necessário uma transformação logarítmica nos dados, pois os mesmos apresentaram uma grande assimetria, enquanto ao processo de análises foram feitas de forma exploratória, para identificar o comportamento das variáveis abordadas, logo em seguida uma análise espacial de dados de área, com o intuito de verificar qual à área de maior concentração de empresas em seis segmentos de mercado no ramo varejista localizados por municípios e por fim através de uma técnica não-espacial, análise de agrupamento, um método multivariado que agrupa objetos ou variáveis baseados em critérios de similaridade.

RESULTADOS:

Observamos que a transformação logarítmica no percentual de empresas do Rio Grande do Norte mostrou-se viável, pois obtivemos uma melhor visualização do espalhamento de empresas pelos municípios. Notamos através do gráfico de dispersão altos índices de empresas do comércio varejista para municípios de maiores população, podemos relatar também que houve uma predominância do percentual de empresas em municípios de maiores extensões e com recursos elevados na economia, Vale ainda salientar que com análise de agrupamento formou-se quatro grupos diferentes de municípios em relação às características das variáveis de acordo com os critérios para obtenção dos resultados.

CONCLUSÃO:

Nossos resultados demonstram que a economia do estado do Rio Grande do Norte está concentrada apenas em poucos municípios, principalmente nos que compõem a grande Natal e, municípios como Caicó (Seridó), Açú e Mossoró (Baixo Oeste).

Palavras-chave: Comércio varejista, Distribuição de Empresas, Rio Grande do Norte.