62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Potencial depurativo de  leveduras lipolíticas
Rubens Ferracini Junior 1
Virna Aina Mankievich 1
Fernanda Ancona Tardelli 1
Aristeu Gomes da Costa 1
1. Lab II Microbiologia - Curso Farmácia - Centro Universitário Barão de Mauá - CBM
INTRODUÇÃO:
Biorremediação é o termo utilizado para designar o uso de organismos vivos e/ou seus produtos com a finalidade de correção de efeitos de contaminação de ambientes. Microrganismos têm potencial para biorremediação, pela plasticidade metabólica apreentadas e pela facilidade relativa de manipulação. São conhecidas várias publicações que relatam a capacidade de espécies de Pseudomonas em degradar hidrocarbonetos de cadeia longa, presentes em derivados do petróleo, ou na capacidade de actinomicetos em degradar pesticidas no solo. Alguns relatos indicam que algumas espécies de leveduras podem captar moléculas estranhas ao seu meio e imobiliza-las em parede celular ou glicocálice, protegendo as células de seus efeitos tóxicos.  Assim, este trabalho tem como objetivos obter leveduras de amostras de resíduos de óleos de cozinha, e avaliar seu potencial lipolítico.
METODOLOGIA:
Amostras usadas de óleo de cozinha foram coletadas junto à comunidade local, e no laboratório cada amostra foi dividida para análises físico-química e microbiológica. Viscosidade, densidade e ocorrência de formas tóxicas de lipídeos e hidrocarbonetos foram determinadas. Alíquota de 1 mL de cada amostra, foi inoculada em Sabouraud-Dextrose Agar e incubada por 7 dias a 30ºC. Os isolados obtidos foram estudados em microscopia (Gram, Azul de Lactofenol Algodão e Nanquin), e purificados em  Corn-Meal Agar. Então foram identificados por técnicas clássicas de identificação de leveduras (assimilação de carbono e nitrogênio, e fermentação de carbono).  Leveduras identificadas foram avaliadas quanto a atividades enzimáticas: esterase, lipase, lipoxigenase, protease, quitinase e ligninase. Depois, foram utilizados em ensaios de degradação de óleos de cozinha virgens e usados.
RESULTADOS:

As 172 cepas de leveduras isoladas, pertencem aos gêneros Saccharomyces (45%), Schizosaccharomyces, Rhodotorula, Torulopsis, Candida (10%), leveduras pretas 08%, Hansenula e Geotrichum (3%). Atividade ligninase e quitinase foram inexpressivas para quase todos os isolados, excetuando-se cepas de Saccharomyces. Atividade protease, foi observada para todos, mas só cepas Saccharomyces, Candida e Geotrichum apresentaram atividades lípase, esterase, lipoxigenase. Cepas destes gêneros apresentaram atividade lipolítica de 70 a 100% mais intensa que as demais nos ensaios de degradação de óleos. Estas leveduras poderiam ser usadas como depuradores em caixas-de-óleo domiciliares, melhorando a qualidade do efluente doméstico a ser tratado ou descarregado em rios e lagos.

CONCLUSÃO:
A capacidade depurativa apresentada pelas cepas isoladas e utilizadas neste estudo, demonstram que microrganismos continuam como efetiva alternativa aos meios químicos para depuração de contaminantes tóxico pesados que podem ser veiculados ao ambiente, por várias atividades fabris humanas. O perfil enzimátco destas leveduras, podem adicionalmente sugerir uma especificidade metabólica que poderia auxiliar na própria diluição destas espécies após um turno de depuração em situação real. Isto é de real importancia se considerarmos que não apenas a depuração dos poluentes é necessária, mas também o controle de novas espécies introduzidas num determinado nicho.
Instituição de Fomento: Centro Universitário Barão de Mauá
Palavras-chave: biorremediação, leveduras lipolíticas, depuração poluentes.