62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE RETENÇÃO HÍDRICA DA SERAPILHEIRA DE Acacia mangium Willd. E DE UM REMANECENTE DE MATA ATLÂNTICA
Halissa Mayara Anjos Oliveira 1
Maraísa Costa Ferreira 1
Heloise Andrielly Nascimento Costa 1
Ravena Cristina da Silva Medeiros 1
Marviael Ponciano da Silva 1
José Augusto da Silva Santana 2
1. Acadêmicos do Curso de Engenharia Florestal - UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Departamento de Agropecuária - UFRN
INTRODUÇÃO:

Acacia mangium Willd. é uma espécie arbórea pertencente à família Mimosaceae que há muito tem despertado a atenção dos pesquisadores pela sua rusticidade, rapidez de crescimento, capacidade de produzir madeira de excelente qualidade e por ser nitrificadora. Originária do nordeste da Austrália, Nova Guiné e da Indonésia, tem grande rapidez de crescimento, apresentando incremento médio anual de 5 a 6 m ano-1, alcançando altura superior á 30 m. É uma espécie com potencial para produção de lenha e recuperação de áreas degradadas. A área de distribuição dessa espécie corresponde á zona de clima tropical úmido, apresentando melhor desempenho em locais com precipitação pluviométrica acima de 500 mm ano-1, com elevada produção de serrapilheira. A serapilheira é composta de restos de vegetação, como folhas, ramos, caules e cascas de frutos em diferentes estágios de decomposição, bem como de animais, formando uma densa camada sobre o solo da floresta. É a principal fonte de nutrientes para ciclagem em ecossistemas florestais e agroflorestais tropicais,  além de ser importante agente de manutenção de água no solo. O objetivo deste trabalho foi determinar a capacidade de retenção hídrica da serrapilheira de um plantio experimental de Acácia mangium e de um remanescente de Mata Atlântica na região tropical litorânea do Rio Grande do Norte.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado na Estação Experimental Rommel Mesquita de Faria, pertencente á Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), localizado no Jiqui município de Parnamirim/RN, possuindo uma área total de 520 ha, dividida entre área de Mata Atlântica e áreas de plantios. A coleta das amostras foi realizada no mês de fevereiro de 2010 com o auxílio de um gabarito metálico medindo 30x30 cm lançados aleatoriamente sobre a serrapilheira. Foram coletadas 5 amostras de Acácia mangium e 5 do remanescente de Mata Atlântica, totalizando 10 amostras de serrapilheira, as quais foram colocadas em sacos de papel, identificadas e levadas para análise no Laboratório de Sementes Florestais do Departamento de Agropecuária da UFRN. Cada amostra com peso inicial de aproximadamente 150 g foi imersa em água destilada durante 90 minutos e após esse tempo colocadas para drenar durante 30 minutos, sendo em seguida pesadas para obtenção da massa úmida (MU). Posteriormente, as amostras foram levadas para estufa a temperatura de 60 °C por 48 horas, sendo novamente pesadas para obtenção da massa seca (MS). Para se determinar os valores da capacidade de retenção hídrica (CRH) foi utilizada a fórmula: CRH(%)= (MU-MS/ MS).100 , na qual, CRH (%) é a capacidade de retenção hídrica em porcentagem, MU é a massa úmida e MS é a massa seca da serrapilheira.

 

RESULTADOS:
Os resultados obtidos mostraram que a capacidade de retenção hídrica da serrapilheira de Acácia mangium foi de 136,4% em relação ao seu peso seco médio, sendo inferior ao verificado para as amostras do fragmento de Mata Atlântica, o qual atingiu 154,1 % do seu peso seco médio, provavelmente devido a heterogeneidade do material oriundo da vegetação desse remanescente.      
CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos permitem concluir que, a serrapilheira da Acácia mangium apresenta menor capacidade de retenção hídrica (CRH) quando comparado ao da Mata Atlântica, o que pode favorecer a manutenção desta vegetação nativa em função da maior umidade do solo.

 

 

Palavras-chave: Espécie florestal, Mimosaceae, Umidade.