62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
ANÁLISE DE REGRESSÃO LINEAR ENTRE A CONTAGEM DE HEMÁCIAS E O TEMPO DE VIDA DE CÃES ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UFRPE
Anderson Spinelli Valdevino da Silva 1
Jéssika Silveria Melo dos Santos 2
Andrea Santos de Oliveira 2
Telga Lucena Alves Craveiro de Almeida 2
Rita de Cássia de Lima Idalino 3
Cláudia Helena Dezotti 4
1. Depto. de Matemática/UFRPE
2. Depto. de Medicina Veterinária/UFRPE
3. Depto. de Estatística e Informática/UFRPE
4. Profa. Orientadora - Depto. de Estatística e Informática/UFRPE
INTRODUÇÃO:
Os componentes celulares presentes no sangue renovam-se constantemente, à medida que são utilizados ou destruídos. Para isso, o organismo apresenta meios de reposição para manter os níveis destes elementos na normalidade fisiológica. O processo que realiza a produção e reposição de hemácias é conhecido com Eritropoiese. Quando o animal nasce, as células que fazem as funções das hemácias são grandes e hipocoradas, por se tratar da sua forma imatura. Com o passar do tempo, estas se tornam maturas, diminuindo seu tamanho, e realizam suas funções fisiológicas, como carrear gases e nutrientes para o organismo. Estas células diminuem seu volume globular à medida que a idade avança, sendo observada uma acentuada troca, pois estas se tornam velhas mais rapidamente. Este comportamento facilita o surgimento de patologias circulatórias, como a anemia. A diminuição de hemácias pode ser vista como sendo influenciada diretamente pelo avanço da idade do animal. Neste trabalho, o objetivo é conhecer a influência que existe entre o tempo de vida do animal e os componentes celulares sanguíneos.por meio de uma análise de regressão linear simples, método estatístico que mensura o grau de influência entre duas ou mais variáveis.
METODOLOGIA:
A partir de informações secundárias cedidas pelo Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Veterinário da UFRPE, provenientes de atendimentos clínicos realizados no período de Fevereiro a Junho de 2009, foram realizados hemogramas de cães e a partir dos resultados foi criado um conjunto de informações levando em consideração a idade e a contagem de hemácias. Com base nos dados é possível realizar uma análise de regressão pra investigar a relação que uma variável (idade) exerce na contagem de hemácias Após observar os resultados decidiu-se conhecer a relação que existisse entre o tempo de vida dos animais em estudo e a contagem de hemácias. Ao todo foram utilizadas informações de 1047 animais. O método utilizado para mensurar a força dessa relação é chamado de Análise de Regressão, técnica que permite estimar o comportamento de uma variável (var. dependente - y) em relação à uma outra variável (var.independente - x) através de uma função linear. Para realização das análises estatísticas, foi utilizado o software estatístico R 2.10 de domínio livre.
RESULTADOS:
Uma vez calculados os coeficientes de regressão, responsáveis pelas estimativas que serão feitas para compreender o comportamento existentes entre as variáveis, foi possível observar que a reta de regressão ajustada informa que a medida que aumenta uma unidade na idade dos animais temos uma estimativa para a contagem de hemácias que pode chegar a 5.223.462 de hemácias.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que através da técnica estatística utilizada é possível conhecer o comportamento que existe entre as variáveis estudas sua relação, como também as estimativas associadas com a quantidade de hemácias para que seja possível auxiliar na identificação de possíveis patologias que possam estar associadas a essa relação.
Palavras-chave: Cães, Hemograma, Eritropoiese.