62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
RECONHECENDO A PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS NA MICRORREGIÃO DO BREJO PARAIBANO
PABLO ALMEIDA MACEDO NORTE 1
NAYARA SUÊNIA OLIVEIRA 1
EDUARDO RIBEIRO DANTAS 1
1. DEPARATAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA, UNIVERSIDADE ESTADUA DA PARAÍBA/ UEPB
INTRODUÇÃO:
Em se tratando das diversas manifestações da cultura de movimento existentes nas sociedades contemporâneas, percebemos que os agendamentos da grande mídia voltam-se para a questão do esporte performance e de todo universo que gira ao seu redor. Enquanto modelo de prática corporal a ser consumido pela população mundial, o esporte institucionalizado reflete uma racionalidade hegemônica sobre os usos do corpo, enfraquecendo as identidades culturais no âmbito local. É a partir dessa problematização, que enxergamos na comunicação comunitária - especialmente aquela realizada através dos veículos de radiodifusão - uma possibilidade de pautarmos a cultura de movimento fora dos amplos processos de difusão do esporte performance, de modo a dar espaço a outras manifestações culturais que fazem parte da memória e da identidade cultural do povo brasileiro, como aquelas presentes no tempo de lazer da população. Dessa forma, o estudo teve como objetivo geral, reconhecer e analisar a cobertura da cultura de movimento realizada por rádios comunitárias legalmente constituídas no brejo paraibano, a partir do mapeamento de sua programação esportiva.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa documental, realizada através da análise de conteúdo. A análise de conteúdo é um conjunto de instrumentos metodológicos, sutis e em constante aperfeiçoamento, que se aplicam a discursos extremamente diversificados (BARDIN, 1979). Baseando-nos nesta autora, o processo de análise de conteúdo da nossa investigação obedeceu uma determinada seqüência de atividades. Na fase de pré-análise, identificamos os municípios do brejo paraibano que possuíam rádios comunitárias legalmente constituídas, segundo dados do Ministério das Comunicações. Após acesso à programação dessas rádios, via sites das mesmas na Internet e informações dos seus representantes, passamos à fase de exploração do material, que foi sucedida pelo tratamento dos resultados obtidos e interpretação, através de uma análise temática.
RESULTADOS:
Dos oito municípios que compõem o brejo paraibano, apenas quatro possuíam rádios comunitárias totalmente legalizadas junto ao Ministério das Comunicações. A análise da grade de programação dessas rádios, apontou para a inexistência de uma programação esportiva específica, que pudesse estar divulgando a cultura de movimento local. Apenas uma das rádios investigadas, anunciava na sua programação um programa esportivo. Porém, em contato posterior com seu representante, descobrimos que o programa havia acabado há um certo tempo, de forma que a programação esportiva dessas rádios, limita-se hoje a chamadas durante os intervalos de sua programação, ou informações em programas de notícias gerais.
CONCLUSÃO:
Os dados produzidos por nossa pesquisa, revelam que a programação esportiva das rádios comunitárias investigadas, encontra-se diluída na programação geral das mesmas, reduzindo com isso, as possibilidades de difusão da cultura de movimento local, em virtude do pouco espaço destinado às questões esportivas. A pouca sistematização da programação esportiva, limita também, as possibilidades de acesso por parte da população interessada em uma programação específica sobre o esporte, reduzindo com isso, as formas com que a população poderia estar interagindo nesta programação. No nosso entendimento, isso diminui as possibilidades de que as reivindicações populares efetivadas pelas rádios comunitárias, surtam efeitos na elaboração ou melhoria de políticas públicas de esporte e lazer na microrregião do brejo paraibano. Destacamos que as rádios comunitárias devem transcender a lógica comercial do esporte performance, para dar vazão às mais diversas manifestações da cultura de movimento que configuram as identidades locais, proporcionando uma programação com notícias de lazer, manifestações folclóricas, culturais, artísticas, sem distinção de raça, religião, sexo, entre outros aspectos.
Instituição de Fomento: Universidade Estadual da Paraíba - PROPESQ/PIBIC
Palavras-chave: Cultura de movimento, Rádios comunitárias, Políticas públicas de lazer.