62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
DESENVOLVIMENTO DE UM MATERIAL À BASE DE VERMICULITA E POLIANILINA PARA REMOÇÃO DE GÁS SULFÍDRICO DO GÁS NATURAL.
Daniella Bezerra 1
Jailson Vieira de Melo 1
Cícero Adailton Bezerra 1
1. Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN.
INTRODUÇÃO:
Dentre os diversos contaminantes do gás natural, um dos mais importantes é o H2S, por ser um agente tóxico e bastante corrosivo. No âmbito industrial o H2S pode acarretar problemas nas tubulações, nos dutos e aplicações finais do gás natural.
METODOLOGIA:
Neste trabalho desenvolveu-se um material associando-se a elevada área superficial da vermiculita expandida com a capacidade de adsorção de gases da polianilina na sua forma de esmeraldina básica. O material foi obtido a partir do recobrimento da vermiculita previamente expandida a 900oC com a esmeraldina básica.
RESULTADOS:
As amostras foram caracterizadas por difração de raios-X, espectroscopia de absorção molecular no ultravioleta e visível, espectroscopia de Infravermelho, fluorescência de raios-X e análise Térmica. Os ensaios da remoção do gás sulfídrico no gás natural foram desenvolvidos numa célula desenvolvida especialmente para esta finalidade. A quantificação do gás sulfídrico foi feita através de titulação potenciométrica.
CONCLUSÃO:
As técnicas de caracterizações apresentaram resultados satisfatórios, mostrando que as amostras estavam todas modificadas. O método de análise de remoção do gás sulfídrico mostrou eficiente, pois, todas as amostras removeram o gás sulfídrico, variando o poder de remoção de acordo com o planejamento fatorial, onde o polímero puro mostrou mais eficiente na remoção.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Gás natural, Polianilina, Gás sulfídrico.