62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural |
UM ESTUDO SOBRE A LIGAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO |
Sara de Freitas Faccio 1 Célia Aparecida Bettiol 1 |
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa documental a respeito da vinculação dos movimentos sociais à educação do campo. A pesquisa teve como objetivo explicitar e discutir esta vinculação, já que a educação do campo nasce da proposta educacional desenvolvida e reivindicada pelos movimentos no inicio dos anos 90, como uma forma de repúdio, por parte dos camponeses e assentados, à educação ruralista empregada pelas políticas governamentais do nosso pais. A partir desse pressuposto a pesquisa teve como objeto de estudo os materiais educativos produzidos pelos movimentos sociais, como cartilhas, livros e publicações que trabalham esta proposta. Através das análises dos materiais foi possível notar de que forma a proposta educacional desenvolvida pelos movimentos sociais orienta as práticas pedagógicas da educação do campo,na perspectiva de criar uma educação transformadora de acordo com a realidade do trabalhador do campo . O resultado desta pesquisa contribui para a consolidação da educação do campo no Estado do Amazonas, bem como na formação de professores neste segmento. |
METODOLOGIA: |
A pesquisa foi realizada de forma documental, com base nas abordagens qualitativa e quantitativa e teve como objeto de estudo os materiais produzidos pelos movimentos sociais que trabalham a educação do campo. Inicialmente realizou-se um estudo sobre a articulação entre os movimentos sociais e a educação do campo através de leituras, fichamentos e produção de textos,problematizando as origens da educação do campo. Em um segundo momento, foi feita a seleção os materiais produzidos pelos movimentos sociais quantificando em gráficos as temáticas desses materiais. Com isso, foi possível identificar os paradigmas da educação do campo trabalhados nos materiais dos movimentos sociais e a freqüência com que aparecem nessas produções. Ao término da pesquisa foi possível a produção de um artigo cientifico com os dados analisados. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos ao termino da pesquisa mostram que as temáticas trabalhadas nos materiais produzidos pelos movimentos sociais reivindicam a criação de políticas públicas educacionais voltadas para uma educação do campo transformadora,objetivando a formação da consciência crítica do trabalhador do campo, assim como a sua permanência no campo. Entre as temáticas trabalhadas estão: as reivindicações ao poder público por uma educação de qualidade, o fortalecimento da agricultura familiar, a formação de projetos educacionais para jovens e adultos, a formação do professor do campo, o acesso à terra e o seu desenvolvimento sustentável. Ao longo desta pesquisa fica claro a formação de uma visão mais ampla da educação do campo e a sua estreita ligação aos movimentos sociais, ao trabalhar paradigmas educacionais voltados para formação crítica do trabalhador do campo. |
CONCLUSÃO: |
A realização deste estudo permitiu-nos perceber as ações empreendidas pelos movimentos sociais na educação do campo. Através da analises de seus materiais educativos foi possível observar como os seus ideais se fazem presentes nas ações pedagógicas da educação do campo. Entre os paradigmas trabalhados, a formação da consciência critica do trabalhador do campo está presente em todas as temáticas apresentadas nos materiais analisados. O que indica que a sociedade civil busca caminhos para a efetivação dos direitos sociais e, acima de tudo, humanos do povo do campo. |
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas/FAPEAM |
Palavras-chave: Educacão do Campo, Movimentos Sociais, Direitos. |