62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 2. Comportamento Animal
Características etológicas de Athene cunicularia (Strigiformes, Strigidae) no campus-2 da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO.
MAX MALMANN 2
EDUARDO FERREIRA PIMENTA 1
WELINTON RIBAMAR LOPES 1
MARIA NAZARÉ STEVAUX 1
1. Universidade Federal de Goias
2. Instituto de Criminalistica do Estado de Goias
INTRODUÇÃO:

Athene cunicularia Molina,1782, a coruja buraqueira, é considerada uma espécie de ampla distribuição na América. Ocorre em ambientes de vegetação aberta, em tocas que cava no solo ou ocupando túneis abandonados. São classificadas como aves de hábitos diurnos; com uma reprodução anual (março a abril); produzindo ninhadas com 6 a 9 ovos (registros acima de 12);sendo as fêmeas monogâmicas e os machos eventualmente bígamos. É uma espécie comum nas áreas verdes urbanas de Goiânia, sendo freqüente no campus-2/UFG e adjacências. Este estudo levantou informações sobre a população local, comparando-as com o que existe na literatura.O objetivo foi identificar possíveis particularidades da população local e contribuir para o conhecimento da espécie.

METODOLOGIA:

Foram marcados e acompanhados doze ninhos de coruja buraqueira distribuídos no campus 2 da UFG. Durante o ano de 2008, os ninhos foram sistematicamente visitados e coletados os dados do período reprodutivo, tamanho da ninhada, características da toca, cuidado parental e atividades de forrageio.  Registros fotográficos foram feitos durante todo o processo. Em uma oportunidade, foram obtidas informações sobre o comprimento, formato e profundidade da toca contendo ninho.

RESULTADOS:

A população tem 2 reproduções anuais (abril  e outubro); ninhadas com 3-4 filhotes (M= 3,33, n=24) e ninhos associados a 1-2 tocas acessórias situadas a 2-5m. Fêmeas monogâmicas e machos geralmente bígamos são distintos na coloração. O ninho fica num túnel com cerca de 7m de comprimento, 0,2m de diâmetro e 1,6m de profundidade. O trajeto a partir da boca: reta de 0,6m em declive até 0,3-0,4m de profundidade, curva em U e aprofunda-se no sentido oposto. Macho, fêmea e 3 ovos ocupam o final do túnel. Tocas acessórias, com curva em L aos 0,5-0,6m, não chegam a 1m de comprimento. O macho mantém-se em pontos elevados próximos ao ninho e a fêmea permanece na toca durante a incubação. Os filhotes emergem cerca de 45 dias após a nidificação e ficam sozinhos quando os adultos caçam (coleta de chão durante o dia e a caça no crepúsculo e a noite). Comunicação entre adultos e jovens inclui sons distintos de chamada, alerta e ameaça/defesa. A chamada traz os filhotes para a boca da toca até a chegada dos pais. Alerta os faz se recolher. Aproximação do ninho provoca grito de alerta e, se: a distância entre 5 e 3 m ele se desloca para um ninho acessório; a menos de 3m ele se desloca para árvores e troncos próximos; houver insistência de aproximação, o casal voa em sentidos opostos.

CONCLUSÃO:

A população de Athene cunicularia, estudada aqui, apresenta particularidades importantes, como: duas reproduções ao ano, ninhadas pequenas com média de 3,3 filhotes, e tocas acessórias associadas às tocas com ninhos. Estas características podem indicar uma linhagem isolada diferenciada, ou envolver novidades desconhecidas para a espécie. É interessante ressaltar que generalidades com relação a monogamia das fêmeas e bigamia preferencial dos machos, além do dimorfismo sexual, estão presentes nesta população. No entanto, o hábito predatório noturno, também mencionado em outros estudos, não viabiliza a classificação desta espécie como sendo de hábito diurno. Seria interessante uma revisão sistemática da espécie, para esclarecer se não se trata de um grupo de espécies.

Palavras-chave: coruja buraqueira, etologia, reprodução.