62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIULCEROSA DE Psidium guajava UTILIZANDO MODELO EXPERIMENTAL IN VIVO DE INDUÇÃO DE ÚLCERA GÁSTRICA COM ETANOL E INDOMETACINA EM RATOS
Janaina Karla Ferrari de Souza 1
Maryanne Nunes de Melo 1
Neida da Mata 2
Aurigena Antunes de Araújo 2
Luiz Alberto Lira Soares 3
Gerlane Coelho Bernardo Guerra 4
1. Centro de Ciências da Saúde - Faculdade de Farmácia - UFRN
2. Centro de Biociências - Departamento de Biofísica e Farmacologia - UFRN
3. Centro de Ciências da Saúde - Laboratório de Fitoterápicos - UFRN
4. Profa. Dra./Orientadora- Departamento de Biofisica e Farmacologia - UFRN
INTRODUÇÃO:
A utilização de produtos naturais vem crescendo notadamente nestes últimos anos. A pesquisa farmacológica de plantas medicinais tem propiciado não só avanços importantes para a terapêutica de várias patologias, como também tem fornecido ferramentas extremamente úteis para o estudo teórico de fisiologia e farmacologia. Em busca de tratamentos e prevenção das doenças o homem tem utilizado as plantas medicinais desde a antiguidade aos tempos modernos. A Psidium guajava, conhecida popularmente como goiabeira, se apresenta na natureza em forma de arbusto perene da família das Mirtáceas. Na medicina popular é utilizada para cólicas, colite, diarréia e dor de barriga. Suas folhas apresentam a seguinte composição química: taninos (9-10%), óleo essencial (90,3%) rico em cariofileno, nerolidiol, b-bisaboleno, aromadendreno, p-selinemo, a-pinemo e 1,8-cineol; triterpenóides (ácido oleanólico, ursólico, catecólico, guaiavólico, maslínico), b-sitosterol e o caule possue taninos numa concentração de 12 a 30%2. Baseado na ação desta planta procurou avaliar se a mesma possui atividade antiulcerosa frente aos modelos experimentais in vivo de indução de úlcera com etanol e indometacina em ratos.
METODOLOGIA:
As folhas de Psidium guajava foram secas, trituradas para a obtenção de um extrato aquoso que posteriormente foi seco em Spray dry. Foram utilizadas ratas albinas da raça Wistar pesando entre 152g a 169g obtidas no biotério da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Administrou-se por via oral durante cinco dias o extrato vegetal aquoso da Psidium guajava nas doses de 25mg/Kg, 50mg/Kg, 100mg/kg e 200mg/Kg para o grupo tratado, ranitidina na dose de 50mg/kg para o grupo padrão e água para o grupo controle. Para o grupo branco nada foi administrado. No modelo de indução de úlcera com indometacina foram utilizadas apenas as doses de 100mg/Kg e 200mg/Kg. A indução de úlcera por etanol foi realizada no quinto dia através do método descrito por Robert e COL. (1979) e a indução de úlcera por indometacina na dose de 20mg/Kg realizada através do método descrito por Aguwa e Mittal,(1981). A avaliação das lesões gástricas foi feita através da análise microscópica com base nos parâmetros de avaliação das lesões gástricas, na qual os aspectos analisados foram: coloração da mucosa, perda de pregas, petéquias, edema, hemorragia, perda de muco e número das lesões e dimensões das lesões necro-hemorrágicas e no método de indução de úlcera com indometacina acrescentou-se a extensão das lesões.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos são apresentados como média do índice de ulceração(IU) ± DP, com a finalidade de se avaliar a significância estatística entre os grupos aplicou-se o teste "t" com significância p<0,05. O modelo de indução de úlcera por etanol absoluto promovem lesões necróticas de maneira multifatorial na mucosa gástrica. O extrato de Psidium guajava na dose de 100mg/Kg foi eficaz em proteger a mucosa gástrica contra as lesões induzidas pelo etanol com IU de 44,00 ± 35,42 e p =0,028, em relação ao grupo controle positivo (IU de 98,60 ± 29,19) podendo ser comparada ao efeito antiulceroso da ranitidina utilizada como fármaco padrão (IU de 46,0 ± 6,0 e p=0,02). O dano tecidual ocasionado pela indução de úlcera por indometacina é sempre associado à peroxidação lipídica, perda do conteúdo de DNA e comprometimento da síntese protéica caracterizando úlceras bem definidas de pequena extensão. No experimento de úlceras induzidas por indometacina, novamente foi evidenciado a capacidade gastroprotetora do extrato de Psidium guajava na dose de 100mg/Kg e na dose de 200mg/Kg que tiveram respectivamente os seguintes índices de ulceração: 39,83 ± 26,71, p= 0,035 e 37 ± 25,61 e p= 0,025 quando comparados ao índice de ulceração do grupo controle positivo (85,83 ± 37,88).
CONCLUSÃO:
Os resultados sugeriram que a dose do extrato aquoso da Psidium guajava na dose de 100mg/kg e 200mg/Kg tiveram um efeito antiulceroso satisfatório, pois diminui significativamente o número a severidade das lesões frente ao modelo de indução de úlcera por etanol e indometacina podendo ser comparado ao efeito in vivo da atividade antiulcerosa da ranitidina.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Psidium guajava, Atividade antiulcerosa , Indução de úlcera.