62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
Análise da dieta da sussuarana (Puma concolor Linnaeus, 1758) na paisagem fragmentada da Mata Atlântica sergipana (Itaporanga D'ajuda, Sergipe)
Sharlon Rodson da Silva 1
Patrícia Gonçalves Guedes 1, 2
Rosicleide Souza dos Passos 1
João Pedro Souza-Alves 3
Stephen Francis Ferrari 3
1. Fundação Técnico-Educacional Souza Marques - FTESM
2. Museu Nacional / UFRJ
3. Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:
A Mata Atlântica abriga cerca de 70 espécies endêmicas de mamíferos, muitas das quais ameaçadas pelo processo histórico de fragmentação e antropização deste bioma. Enquanto outras áreas de Mata Atlântica têm sido intensamente estudadas, a porção localizada no Estado do Sergipe é pobremente conhecida. Como parte de um projeto desenvolvido pela UFS desde 2006 sobre a biodiversidade de vertebrados da Mata Atlântica sergipana, este trabalho tem por objetivo identificar os itens alimentares presentes na dieta de Puma concolor na área da Fazenda Trapsa, localizada no Município de Itaporanga D'Ajuda (11º12'S, 37º14'W). Esta fazenda inclui oito fragmentos de floresta com diferentes graus de preservação e tamanho variando entre 20 e 120 ha, e desde 1993 tem parte de sua área incluída na APA do Litoral Sul.
METODOLOGIA:
As 18 amostras fecais foram coletadas no período de agosto de 2008 a julho de 2009 ao longo das trilhas presentes na área e identificadas através do registro de pegadas. Em laboratório, as fezes coletadas foram mergulhadas em água para separação das peças ósseas e pêlos, sendo estes itens então postos para secar em estufa. A identificação foi realizada por comparação com material depositado na coleção didática da FTESM e coleção de mamíferos do Museu Nacional/UFRJ.
RESULTADOS:
O material encontrado está bastante fragmentado, e é composto basicamente por partes de aves, mamíferos e répteis, tendo sido registrados também exoesqueletos de besouros (Cerambycidae). Das centenas de fragmentos recuperadas, foi possível identificar mandíbulas e maxilas com e sem dentes, dentes isolados, ossos cranianos, vértebras, falanges e ossos longos. Dentre os táxons de mamíferos identificados a partir dos ossos, destaca-se a presença de tatus (Dasypodidae), capivaras (Hydrochaerus hydrochaerus), micos (Callithrix, Callitrichidae), roedores (Sigmodontinae) e marsupiais (Monodelphis, Didelphidae). A análise dos pêlos confirmou a presença de alguns dos táxons mencionados, além de conter amostras do próprio predador. Há ainda várias maxilas de lagartos (Tropiduridae) e fragmentos de aves, muitos dos quais assemelhando-se a galiformes.
CONCLUSÃO:
A área estudada ganhou notoriedade após a descoberta de uma população de Callicebus coimbrai Kobayashi & Langguth, 1999. A partir daí, os estudos sobre sua biodiversidade tem-se aprofundado e os resultados aqui apresentados mostram a urgência da priorização de pesquisas e projetos de conservação da Mata Atlântica sergipana. As espécies de maior porte são aquelas que tendem a ser as mais afetadas por modificações no ambiente, especialmente porque tendem a requerer grandes áreas de vida. A presença de sussuaranas na região indica que há ainda recursos para que os indivíduos se mantenham, apesar de os itens registrados incluírem poucas espécies de médio porte e muitas de pequeno porte (ao contrário do registrado em outras localidades). Enquanto o conhecimento da biodiversidade é a base para o desenvolvimento de estratégias de conservação, um conhecimento detalhado da ecologia de algumas espécies é uma abordagem complementar importante. Espera-se que com o refinamento das identificações seja possível compreender melhor a ecologia deste predador na região e colaborar para propostas de manejo e conservação da espécie e dos ecossistemas que habita.
Instituição de Fomento: Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) e CNPq (processos no. 302747/2008-7 e 476064/2008-2)
Palavras-chave: Puma concolor, dieta, Mata Atlântica.