62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DE RORAIMA EM RELAÇÃO A MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E USO DE MÍDIAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
DEBORA SOARES ALEXANDRE MELO SILVA 1
1. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA
INTRODUÇÃO:
 

A Educação a distância é entendida como sendo o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias seja as telemáticas, como também podem ser utilizados outros meios, como o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes. Neste âmbito, a relação professor e aluno permite ultrapassar os limites espaciais e temporais daí a necessidade de se fazer uma pesquisa cujo objetivo foi fazer um diagnóstico sobre a percepção dos docentes de uma Istituição de Ensino Superior do Estado de Roraima  em relação a esta modalidade de ensino e utilização das mídias no processo educativo.

METODOLOGIA:
 A população da pesquisa foram os professores efetivos de uma Istituição de Ensino Superior do Estado de Roraima que por voluntariedade responderam a um questionário fechado contendo 19 perguntas todas voltadas para percepção do docente em relação a ead e uso de mídias no processo ensino aprendizagem. Foram devolvidos 23 questionários que foram submetidos a análise estatítica e transformados em gráficos.
RESULTADOS:

Foi identificado que a percepção dos professores em relação a modalidade de Educação a Distância é voltada para certificação, a internet é o meio primordial para execução desta modalidade de ensino, a crença na educação a distância é proporcional a adequabilidade para cada região e comprometimento pessoal do profissional em relação a esta modalidade de ensino. O sentir-se preparado para tutoria está atrelada a remuneração a ser recebida para o trabalho. O uso de mídias no processo ensino aprendizagem se restringe a data show, retroprojetor, DVDs e televisão.

CONCLUSÃO:

É inscipiente a percepção dos professores em relação a esta modalidade de ensino e uso de mídias no processo educativo. Faz-se assim necessário a discussão no âmbito interno institucional com relação a esta modalidade de ensino.

Palavras-chave: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, MÍDIAS, PROFESSOR.