62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 3. Técnicas e Operações Florestais
TRATOS CULTURAIS E TESTE DE PROGÊNIE EM CACAO (Theobroma cacao L.) REALIZADO EM CASA DE VEGETAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BELÉM/PA.
Denis Conrado da Cruz 1
Izabella Gomes da Paixão 1
Josiely Brito Cascaes 1
José Gomes Melo Júnior 1
Marcelo Galdino de Almeida 1
Veríssimo Cesar Souza 1
1. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:

As pesquisas com melhoramento florestal são muito importantes no que diz respeito a um bom desenvolvimento das culturas, principalmente as que apresentam um peso econômico considerável. Dentre inúmeras o Theobroma cacao L. é uma dessas espécies, que tem sua significância no mercado mundial, pois é fonte de matéria prima para o tão cobiçado chocolate, é por esse motivo que existem vários programas de melhoramento para essa cultura. Definido como a aplicação de conhecimento sobre a genética o melhoramento florestal, tem como objetivo obter árvores geneticamente superiores que possa atender nos dias atuais uma demande cada vez mais crescente na área florestal. O teste de progênie é considerado o principal alicerce, o qual se dá através da seleção de indivíduos superiores. Com o material selecionado entre e dentro de progênies, os ensaios poderão ser transformados em pomares de Sementes por Mudas e permitir a instalação de Pomares de Sementes de gerações mais avançadas. Sendo assim o presente trabalho apresentou como objetivo analisar desenvolvimento da espécie Theobromo cacao L. em casa de vegetação no campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal Rural da Amazônia, de dezembro de 2008 a fevereiro de 2009. O material usado como substrato foi coletado na camada superficial de um solo dentro da universidade. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso constituído de 10 progênies com 8 repetições, representados em 100 plantas por bloco num total de 800 plantas. A ordem das matrizes foi determinada através de sorteio. As sementes utilizadas na produção das mudas foram coletadas de espécimes adultos do município de Castanhal no estado do Pará, em seguida foram colocadas para germinar em sacos plásticos. As mudas de cacau permaneceram em viveiro coberto com "sombritte" com 60% de sombreamento por um período de 45 dias. As informações coletadas foram: quantas mudas germinaram por dia, quantas morreram e se foram atacadas por pragas. Ao final do período de ensaio foram avaliadas as características de crescimento por meio da altura da planta (H), medida desde a base até a gema apical; o diâmetro do colo (DC), medido na base da planta rente ao substrato; comprimento da folha maior (CFM); largura da folha maior (LFM) e número de folhas (NF). Os dados coletados foram analisados através cálculos estatísticos.

RESULTADOS:

No presente trabalho houve uma alta taxa nação, com 90,63% do total de 800 sementes germinaram, o bloco que apresentou mais germinação foi o bloco I com 96 sementes germinadas e o que apresentou menos foi o bloco VI com 81 sementes germinadas. Constatou-se que a média do diâmetro do colo das matrizes ficou em torno de 2,2cm e 2,7cm. O número de folhas por matriz ficou na média de 30 folhas, as mudas apresentaram na maioria um número constante de folhas, sendo 4 a 6 folhas por muda e a média total de folhas foi de 30,17 para um total de 10 matrizes. As matrizes 1, 6 e 9 foram as menores médias e as matrizes 2, 5 e 8 foram as maiores, isso para o compimento. Na largura as matrizes 3,6 e 9 foram as que apresentaram menores valores e os maiores valores com as matrizes 2,4 e 10.  A média das alturas das mudas foram quase constante exceto para as matrizes 1, 6 e 10 que obtiveram os menores valores. Como não houve lagartas infestante no experimento as folhas não foram atacadas. Para a herdabilidade o resultado foi de 38% e 72% esta relacinado a fatores ambientais, com relação ao ganho genético ira ocorrer um acrescimo de 10, 989 % na média da próxima geração, quando da seleção dos melhores indivíduos. 

CONCLUSÃO:

O teste de progênie permite estimar a variabilidade genética na população, que é essencial para o êxito de um programa de melhoramento, bem como explicar a natureza da variação fenotípica. Para tanto, os caracteres úteis ao melhoramento são avaliados nas progênies, as quais são testadas sob delineamentos experimentais. Estimativas dos componentes da variação genética auxiliam na escolha da população base e do método de seleção, permitindo inclusive avaliações da viabilidade para definir a continuação de um programa de melhoramento em andamento. No presente experimento em casa de vegetação na Universidade Federal Rural da Amazônia obteve um bom desenvolvimento para a espécie Theobroma cacao L.

Palavras-chave: Teste de Progênie, Teobroma caco L., Melhoramento.