62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 7. Oceanografia - 4. Oceanografia Química
INFLUÊNCIA ANTROPOGÊNICA NO TRANSPORTE FLUVIAL DE NITROGÊNIO, FÓSFORO E SILÍCIO DE MICROBACIAS PARA A REGIÃO COSTEIRA DA ILHA DE SÃO DE LUIS (MA).
Odilon Teixeira de Melo 1
Marcos Viniciuns Cassiano Pereira 1
Francisca Amaya Castillo 1
Paulo César Miranda de Melo 1
1. Departamento de Oceanografia e Limnologia - UFMA.
INTRODUÇÃO:

Os elementos químicos nitrogênio (N), fósforo (P) e silício (Si) nas formas inorgânicas dissolvidas: amônio, nitrito, nitrato, fosfato e silicato constituem os nutrientes essenciais para a biota aquática. Mas o excesso destes pode levar às florações excessivas de algas planctônicas (bloom) tornando o ambiente eutrofizado e que têm como conseqüência, uma demanda excessiva de oxigênio para a decomposição da matéria orgânica oriunda dessas algas. A diminuição do teor de oxigênio pode causar a mortandade de peixes e desencadear processos anaeróbios com o surgimento de outras espécies.O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração e calcular o fluxo dos nutrientes acima citados para a região costeira (Golfo do Maranhão) da ilha de São Luís (MA)

METODOLOGIA:
Foi realizada uma amostragem em quatro microbacias litorâneas no inicio do período chuvoso. Determinou-se a concentração dos nutrientes inorgânicos dissolvidos por espectrofotometria UV-VIS, a descarga líquida instantânea (m3/s) e em seguida se calculou o fluxo de cada íon
RESULTADOS:

Os dados obtidos mostram os seguintes fluxos: a) Microbacia Calhau: amônio - 1.525kg/d; nitrito - 136 kg/d; nitrato - 4.808 kg/d; fosfato - 84,2 kg/d e silicato - 8.214 kg/d. b) Microbacia Pimenta: amônio - 860 kg/d; nitrito - 685 kg/d; nitrato - 1.391 kg/d; fosfato - 186 e silicato - 4.808 kg/d. c) Microbacia Urubu: Amônio - 181 kg/d; nitrito - 490 kg/d; nitrato - 14.697 kg/d; fosfato - 9,49 kg/d e silicato - 2.529 kg/d.. d) Microbacia Jaguarema: amônio - 27 kg/d; nitrito - 54 kg/d; nitrato - 7.893 kg/d; fosfato - 9 kg/d e silicato - 2.070 kg/d. Os dados acima mostram fluxos elevados de amônio, fosfato e de silicato para as microbacias Calhau e Pimenta; nesta última o fluxo de fosfato é quase 3 vezes maior que aquele fluxo da microbacia do Calhau. O Fluxo de nitrito foi mais elevado nas microbacias Pimenta (685 kg/d) e Urubu (490 kg/d). O nitrato apresentou maiores fluxos nas microbacias Urubu (14.697kg/d) e Jaguarema (7.893 kg/d). Isto mostra que o transporte de nitrogênio inorgânico dissolvido (NID=amônio+nitrito+nitrato) ocorre na ordem das microbacias: Urubu - 15.368 kg/d; Jaguarema 7.974kg/d; Calhau 6.469 kg/d e Pimenta 2.936 kg/d. Na microbacia do Jaguarema há uma predominância da forma oxidada de nitrogênio (nitrato) consequentemente uma melhor qualidade ambiental com relação às outras bacias. Nas outras bacias observam-se as formas oxidada e reduzida do nitrogênio inorgânico dissolvido devido aos processos biológicos de consumo, oxi-redução e a desnitrificação. A microbacia Urubu apresentou maior fluxo de NID e de nitrato, segundo maior fluxo de nitrito e o terceiro fluxo de amônio. Além de que este NID está na forma oxidada, ou seja, na forma de nitrato. O transporte de fósforo inorgânico dissolvido (PID) foi na ordem decrescente de 186 kg/d (M.Pimenta); 84kg/d (M.Calhau); 9,5 kg/d (M.Urubu) e 9,0 kg/d (M.Jaguarema). Portanto as microbacias Calhau, Pimenta e Urubu estão recebendo uma maior influência dos esgotos domésticos lançados diretos e/ou indiretamente, bem como da drenagem urbana. Ocorre um déficit muito grande de oxigênio dissolvido (OD variou de 0 a 1,5mg/L) dificultando a oxidação da grande quantidade de matéria orgânica que chega ao sistema aquático. É perceptível, através do odor característico, a presença de gás sulfídrico nessas bacias. Estes são os primeiros resultados sobre a qualidade da água dessas bacias e deve-se efetuar um trabalho de longo prazo e com outros parâmetros químicos, se incluindo a matéria orgânica e metais pesados.

 

CONCLUSÃO:
As microbacia dos riachos Urubu e Pimenta apresentaram, respectivamente, o maior e o menor fluxo de nitrogênio inorgânico dissolvido. Por outro lado o maior e o menor fluxo, de fósforo inorgânico dissolvido foram, respectivamente, as microbacias dos riachos Pimenta e Jaguarema. O aporte e os processos de decomposição da matéria orgânica estão ocorrendo de forma diferente, entre as microbacias estudadas. Esse aporte de matéria orgânica está relacionado com o grau de urbanização de cada bacia hidrográfica.
Instituição de Fomento: UFMA
Palavras-chave: Fluxo, Nitrogênio, Fósforo.