62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
ARTE KUSIWA, OBRA PRIMA DO PATRIMÔNIO ORAL E IMATERIAL  DA HUMANIDADE APLICADO NO ENSINO DA GEOMETRIA  
Élida Viana de Souza 1
Lorena Souza da Silva 1
Italo Bruno Mendes Duarte 1
1. Universidade Federal do Amapá
INTRODUÇÃO:

Este trabalho é o resultado das observações de uma atividade interdisciplinar envolvendo as disciplinas Matemática e Educação Artística realizada com alunos das turmas de 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Hildemar Maia, em Macapá. Os alunos acima citados, na disciplina Matemática estavam tendo os primeiros contatos com figuras geométricas (desde a retirada da disciplina Desenho Geométrico da grade curricular do ensino fundamental, atividades como construção de figuras geométricas passou para a âmbito do ensino da Matemática) e na disciplina Educação Artística, os mesmos estavam sendo apresentados a arte Kusiwa, expressão gráfica dos índios Waiãpis, etnia que habita a região do Oiapoque, norte do Estado do Amapá.  Em  2003, a arte Kusiwa foi elevada ao patamar de Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade  pela UNESCO e se caracteriza pelas cores fortes  e pela ampla utilização de elementos geométricos simetricamente aplicados.

METODOLOGIA:

Muitos educadores apontam as mudanças metodológicas como tendências de ensino que buscam privilegiar a participação dos alunos, onde a construção do conhecimento é uma forma de aprendizagem. Partindo dessa premissa, o objetivo desse trabalho é mostrar de forma inequívoca a importância da interdisciplinaridade no ensino,  neste caso especificamente, utilização de gravuras indígenas para trabalhar diversos conceitos de geometria.  Assim, inicialmente, na aula de Matemática, os alunos receberam as primeiras  informações sobre as formas, elementos e classificações dos elementos geométricos mais utilizados nas gravuras dos Waiãpis. Posteriormente, os professores das disciplinas elaboraram  aulas conjuntas, onde os alunos deveriam reproduzir em sala de aula os painéis criados pelos artistas indígenas. Para confecção dos moldes das figuras geométricas, foram utilizados papel cartão e folhas de EVA, além de esquadros, compassos, transferidor, vez que é necessário aliar o rigor matemático com a criatividade artística dos alunos.

RESULTADOS:

Nestas aulas compartilhadas e interdisciplinares, era perceptível a satisfação dos alunos durante a realização da atividade, mesmo daqueles que encontravam mais dificuldades em reproduzir as figuras geométricas para montagem dos painéis. Os alunos não se limitavam apenas a atividade proposta, queriam aprender mais e muitos inclusive montavam seus próprios painéis, um caminho alternativo para alcançar os resultados previamente planejados.  O maior problema encontrado foi que muitos alunos não tinham o conhecimento dos assuntos anteriores; outros não sabiam o manuseio correto de esquadros, réguas e compassos.  Entretanto, estas dificuldades não eram difíceis de superar,  e conforme o objetivo planejado,  foi possível trabalhar conceitos de retas paralelas e perpendiculares, semelhança e congruência de figuras, classificação de triângulos, ângulos.

CONCLUSÃO:

O educador precisa ter consciência que, a metodologia utilizada pode e deve ser mutante, necessitando de inovações que se adaptam as condições  de local e da época em que se ensina. Partindo de atividades manuais e artesanais cracteristicas da disciplina Educação Artística, foi possível o ensino da geometria, através da construção e utilização de modelos de figuras geométricas presentes em painéis de arte indígena. A aula  em conjunto da Matemática e da Educação Artística possibilitou a realização de uma atividade em sala de aula, onde o aluno participou de forma efetiva, superando suas dificuldades no entendimento e na construção de figuras geométricas e liberando sua criatividade na montagem dos painéis.   A participação dos alunos foi extremamente gratificante para os professores envolvidos nesta atividade e serviu para mostrar que a realização destas atividades tem o dom de  alterar de maneira efetiva e direta a realidade das escolas e dos educandos.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amapá
Palavras-chave: figuras geométricas, aulas compartilhadas, atividade interdisciplinar.