62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
PRODUÇÃO DE MATERIAL EDUCACIONAL DIGITAL SOBRE AUTOEXAME OCULAR: AMPLIANDO CUIDADO EM SAÚDE
Maria Alzete de Lima 1
Joselany Afio Caetano 1
Lorita Marlena Freitag Pagliuca 1
José Aires de Castro Filho 1
Thiago De Albuquerque Gomes 1
1. Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO:

Atualmente existe uma necessidade do uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tendo em vista a ampla utilização dos meios digitais, rompendo os velhos paradigmas existentes. Neste sentido, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) de diferentes áreas de atuação uniram-se na elaboração de um material educacional digital, cuja proposta principal é capacitar pacientes à realização da prática do autoexame ocular. Objetiva-se relatar o processo de concepção de material educativo digital em Enfermagem, com enfoque a atuação multiprofissional, ressaltando estudos multicêntricos integrados em prol do desenvolvimento de tecnologias que seja instrumento no processo de promoção da saúde.

METODOLOGIA:
Trata-se de estudo de construção de material educacional digital, dividido em quatro etapas metodológicas. Os sujeitos do estudo foram 10 pesquisadores da Universidade Federal do Ceará numa atuação multiprofissional e interdisciplinar. As equipes foram compostas por Enfermeiros, design e equipe técnica na área de informática e computação. Partindo-se de material educacional impresso, construído e validado previamente, a equipe pedagógica fez a descrição dos objetivos e atividades no intuito de tornar o material interativo. Para tanto, o grupo de pesquisadores de produção de ambientes interativos e objetos de aprendizagem, elaborou instrumento no qual, consta de protótipo de exibição de telas que serão disponibilizadas ao internauta. Terceira etapa, especialistas de conteúdo revisam o design original, passando a descrever as especificações e agregar as mídias (vídeo tutorial, imagens, áudio), para que a equipe técnica implemente os produtos desejados. Por fim, o material educacional digital foi submetido a um grupo de pesquisadores na área de saúde ocular para averiguar possíveis erros no processo de elaboração. A fase final diz respeito ao processo de validação, depois de resolvidos todos os ajustes, o objeto educacional é publicados na Web.
RESULTADOS:
O objeto educacional criado, o internauta é orientado quanto à realização de exame dos olhos, no qual, consta de procedimento simples e de fácil execução. Com isso, incentiva-se atitudes de saúde, mudança de comportamento e promoção da saúde de grande número de sujeitos. Para a concepção da tecnologia educacional contou-se com integração de equipe multiprofissional de diferentes projetos de pesquisa.  Esta tecnologia tem o caráter de oferecer informação de forma sistemática, ou seja, possui a característica de reutilização. Para disponibilizar na Web, para ampla consulta, verificou-se a necessidade de validar o material educacional digital com especialistas. Para isso, há que se observar a necessidade de dispor em ambiente virtual restrito, cujo acesso seja por meio de assinatura de termo de consentimento digital, número de cadastro pessoal de pessoa física, nome completo e instrumento de avaliação. Com esse cuidado, possibilita-se construção de material que atenda as necessidades do público alvo.
CONCLUSÃO:
O método de criação de material educacional digital, ou de qualquer outra ferramenta digital na educação, deve ser empregado de forma a potencializar a aprendizagem. Para tanto deve envolver vários atores numa integração multiprofissional. Para que isso ocorra, a utilização do material didático deve ser planejada pelo profissional e validada previamente. Durante as etapas de realização do estudo, observou-se que a utilização de rigor metodológico facilita o processo de concepção de um material com alta qualidade técnica.  Portanto, a dedicação e o esforço permeiam todo o processo de concepção, exige envolvimento de uma equipe integrada e comprometida, pautada em princípio de comunicação eficaz. O envolvimento multiprofissional favorece a incorporação de diferentes mídias a tecnologias. Com isso, oferecer maior aprendizado por parte do paciente que utilizará o material, pois cada recurso instiga diferentes sentidos, estimulando a adesão ao autoexame. Ressalta-se ainda, que este trabalho reforça o papel do Enfermeiro na qualidade de educador, no qual se busca mudanças de comportamento e adesão a práticas de saúde.
Instituição de Fomento: CAPES-Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave: Enfermagem, Tecnologia, Educação.