62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
DEMOCRACIA/PARTICIPAÇÃO: O OLHAR DOS ASSISTENTES SOCIAIS
Isabel Cristina de Paula 1
Patrícia Soraya Mustafa 1
1. Depto. de Serviço Social, FHDSS - Universidade Estadual Paulista C. Franca/SP
INTRODUÇÃO:

Esse projeto objetiva compreender como os profissionais da área da assistência social entendem o princípio da participação e democracia, bem como a intervenção que realizam neste sentido. Para alcançar esse resultado se fará uma pesquisa bibliográfica no intuito de aprofundar os conceitos mencionados bem como a relação que os mesmos têm com a Política de Assistência Social. É uma pesquisa empírica de caráter qualitativo, em que entrevistaremos 8 assistentes sociais do município de Franca/SP - profissionais que intervém na política de assistência social. Nesse sentido a pesquisa contribui na medida em que traz para a ordem do dia o debate da democracia e participação, e como estas se efetivam na prática profissional, se é que se efetivam.

METODOLOGIA:

Procuramos entender a concepção dos assistentes sociais que trabalham diretamente com a política de assistência social do município de Franca acerca da democracia e participação, para isso delineou-se a metodologia deste trabalho. Começamos o projeto de pesquisa, com levantamentos bibliográficos que nortearão e colaboram com a reflexão, é usado obras de autores que contribuem nos respectivos debates: o conceito de democracia e suas versões participativas e representativas, na análise do conceito de ideologia, cultura de massas e participação social (com toda complexidade que o termo implica), e a relação dos conceitos de democracia e participação com o projeto ético - político; a pesquisa tem o caráter qualitativo e materialista-dialético, pois é levado em consideração que a sociedade vive em transformações e é histórica. Foi elaborado um questionário para entrevistas com os profissionais, e as respostas serão gravadas e transcritas para facilitar no momento da análise. É usada a forma de "análise de conteúdo", pois a uma preocupação com todas as fases do projeto, para não interferir na coleta de materiais e assim capturar as falas dos sujeitos, evidenciando-as, sem, contudo, distorcê-las. A partir desse pressuposto realizaremos as análises e posteriormente a publicaremos e comunicaremos aos sujeitos das pesquisas.

RESULTADOS:

Busca-se primeiramente, entender no que consiste a participação preconizada pela Política de Assistência Social e como ela é relacionada com o princípio ético - político do Serviço Social na defesa da democracia, a partir desta, pretende-se conhecer quais são os espaços em que essa participação se efetiva no município de Franca, e qual o olhar dos profissionais em relação à mesma, levando em consideração que a efetivação da participação vem através de vários canais institucionais. Espera-se alcançar junto aos profissionais a proposição de estratégias para o aprofundamento do processo da democracia e participação da sociedade.

CONCLUSÃO:

Conclui-se até aqui, que o profissional que trabalha com a Política de Assistência Social, tem como princípio ético- político a efetivação da democracia e da participação junto à sociedade, além disso, também no projeto ético- político a opção por uma nova ordem societária. Por isso foi necessário conhecer melhor as questões que implicam para que essa nova ordem seja de fato possível; junto de autores marxistas. Com as leituras feitas em relação às formas de participação, seja representativa ou participativa, consegue-se tirar que a democracia participativa e também a representativa no Brasil depois da redemocratização do mesmo é usada para a efetivação da cidadania, mas as normas de como será de fato essa participação vem através de canais institucionalizados, como podemos citar, conselhos municipais, fóruns, plebiscitos, orçamento participativo.

Isso faz com que somente a participação através desses canais tenha legitimidade, em alguns autores pode-se perceber que a ideologia dominante contribui para a situação da democracia hoje instituída, pois muitas vezes essa forma é consentida (salienta-se que são consideradas outras formas de participação social que não a instituída, como também se percebe que as mesmas em sua maioria são rechaçadas, por isso a questão do consentimento por parte da população não é generalizado).

Levando isso em consideração, podemos perceber que o aprofundamento da democracia, pode ser um processo e uma ferramenta importante para a conquista da cidadania de uma forma mais homogênea e sem desigualdades, justamente por colaborar com a politização (que leva a um olhar mais crítico diante da realidade), pois é entendido que sem a politização não há participação.

Instituição de Fomento: PROEX (PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS) BAAE (Bolsa de Apoio Acadêmico e Extensão I)
Palavras-chave: Democracia, Participação Social, Política de Assistência.