62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 8. Teatro e Ópera
ASSIM NA CENA, COMO NA TELA.
Rummenigge Medeiros de Araújo 1
Maria Helena Braga e Vaz da Costa 1, 2
1. Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Pensar no conceito de imagem, sua distribuição, veiculação e consumo aplicados à sociedade contemporânea, é pensar também, nos escritos do pensador e escritor francês Guy Debord (1997). O termo "sociedade da imagem e do espetáculo", utilizado em diversos textos de diferentes autores pertence à Debord, que estudando a obra de Karl Marx, resolveu analisar a sociedade quando a mesma atingia o ápice do movimento modernista, aplicando uma visão marxista à produção de imagens, escreveu que o espetáculo não é meramente um conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas mediada por imagens. Toda imagem está ligada diretamente a um pensamento. De acordo com Adauto Novaes (2005), sem o pensamento, a imagem seria apenas um "decalque" do mundo exterior. Com o pensamento incidindo sobre a imagem é possível a criação de um mundo imaginário, não fictício, mas um mundo novo. É nessa criação de um novo mundo, propiciado pela imagem desvelada pelo pensamento, que se instaura a idéia de uma paisagem visual. Sobre essa relação de pensamento e visão ser um ato contínuo e indissociável, é que se fez necessário e relevante, a investigação da relação (híbrida) existente entre teatro e mídia na construção da "nova" cena contemporânea.
METODOLOGIA:
Para desenvolver toda a pesquisa, e juntamente com ela chegar-se a idéia de um teatro que se torna um organismo híbrido esteticamente configurado como sendo construtor de paisagens visuais, foi necessária primeiramente uma investigação junto ao banco de teses e dissertações da CAPES no período de 1996 a 2009 sobre possíveis eixos dessa temática, sendo dessa forma, investigada a produção acadêmica nas áreas de teatro e cinema. Em seguida, com um material previamente extraído dessa sondagem inicial, deu-se início a um levantamento bibliográfico mais detalhado acerca das temáticas que contemplam essa pesquisa. Essa pesquisa se estrutura sobre a revisão, análise bibliográfica e estudo do material visual (fotos, vídeos, material gráfico, etc.) do encenador brasileiro Gerald Thomas a partir da segunda metade da década de 90.
RESULTADOS:
Durante essa pesquisa constatou-se que o teatro contemporâneo ocidental sofreu alterações significativas na sua maneira de ser produzido, pensado e fruído. Essas alterações foram, entre tantos outros fatores, influenciadas significativamente pelo consumo, produção e difusão das imagens midiáticas. Portanto, o teatro da contemporaneidade encontra-se essencialmente imagético e apresenta cada vez mais um caráter híbrido, pois, como disse Patrice Pavis (2008), "encontra-se num cruzamento de culturas".
CONCLUSÃO:
Assumindo a imagem como sendo uma agenciadora do fim das fronteiras, sendo capaz de forjar toda a percepção do sujeito contemporâneo, é inevitável que esse sujeito consiga apoiar-se ou transite mais seguramente pelo reino imagético, no cinema, na TV, na internet, nos cartazes de publicidade do que na linguagem escrita ou falada. Sem contar com a barreira da língua e dos códigos lingüísticos do outro. Tudo isso impossibilita uma comunicação direta com um receptor porque também demanda tempo, mas sobre a égide de uma imagem, nos conhecemos e reconhecemos o emissor; esse outro nos fala, nós falamos a ele, ambos respondemos à imagem. Essa resposta à imagem acontece porque ela tem como característica, a apresentação. Dessa maneira, a tríade espaço, texto e ator (sustentação do moderno teatro ocidental) parece ter sido invadida, revisitada, implodida e reconfigurada pela presença da imagem, seja ela tecnológica ou subliminar, pois, a imagem pautada na afirmação consegue com um único movimento, dizer mais do que se espera, afetar sem barreiras e unir fronteiras. Um teatro que se configura sobre a construção de paisagens visuais é antes de tudo, um catalisador, capaz de reunir o poder de afirmação da imagem e o ato de negação das palavras, para dessa forma escrever, falar sobre o seu tempo.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior - CAPES.
Palavras-chave: Teatro, Imagens, Paisagens Visuais.