62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
AS COMUNIDADES DE V8, V9 E ILHA DO MARUIM: A PARTIR DA MOBILIDADE E DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS
Cláudio Antônio Vieira da Silva 1
Carlos Vinicius Silva Vidal 1
Elisabeth Regina Alves Cavalcanti Silva 1
Michel Saturnino Barboza 2
1. Depto. de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
2. Orientador - Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica - UFPE
INTRODUÇÃO:

Este trabalho visa identificar a distribuição dos serviços de transportes no município de Olinda, a partir da relação comunidade com os serviços de transportes, tomando como recorte espacial as comunidades V8, V9 e Ilha do Maruim, e, verificar qual o grau de conhecimento que a população possui dos serviços de transportes. Uma comunidade pode ser entendida como um grupo que se pertence por aceitação de valores afetivos, emotivos ou tradicionais. As comunidades V8 e V9 localizam-se no bairro do Varadouro e a Ilha do Maruim é uma Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) localizada na praia dos Milagres, ambas no município de Olinda e situadas próximas ao Sítio Histórico desta cidade na Região Metropolitana do Recife (RMR). Essa região vem passando por intervenções em sua infra-estrutura através de programas como o Programa de Infra-estrutura em Áreas de Baixa Renda da Região Metropolitana do Recife (PROMETRÓPOLE). A pesquisa levou em consideração as impressões das comunidades, visto que eles convivem de perto com a problemática da infra-estrutura precária local.

METODOLOGIA:

A partir da análise das dinâmicas socioespaciais fez-se uso das categorias Espaço Geográfico, Comunidade, Território e Territorialidade. Para a elaboração deste estudo foi feito um levantamento referencial, em seguida de uma visita à Prefeitura da Cidade de Olinda e nas Bibliotecas setoriais da UFPE e na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco. Foram feitas visitas in loco, entrevistas e aplicação de questionário com os moradores das comunidades. As imagens aéreas foram cedidas pelo represente do PROMETRÓPOLE nas comunidades. Levar-se-á em consideração parte do projeto do PROMETRÓPOLE, coordenado pelo governo do Estado de Pernambuco, que se encontra em execução na área em questão pelo fato deste projeto ter uma perspectiva urbanística. A entrevista consistiu num questionário com seis perguntas relacionadas aos transportes urbanos, no total foram entrevistadas 25 pessoas de ambos os sexos (15 na Ilha do Maruim e 10 no V8 e V9). E com base nas informações obtidas, foi possível a elaboração de gráficos e tabelas, através do Excel 2003, que foram de suma importância para o desenvolvimento da pesquisa.

RESULTADOS:
As empresas de ônibus que circulam próximas as comunidades permitem o acesso e a mobilidade da população tanto nos limites territoriais do município de Olinda, bem como, através do Sistema Estrutural Integrado (SEI) favorece o acesso aos municípios que compõem a RMR. Identificaram-se oito linhas de transporte público coletivo que atendem as comunidades supracitadas, sendo predominantemente homogêneas as tarifas das passagens, sobretudo as que circulam no espaço intra-municipal de Olinda e as que dão acesso a capital Recife. Através das entrevistas, questionário e análises em campo constatou-se que na maioria das linhas que operam naquela região atende parcela significativa da população da RMR. Foi identificada como problema central nas comunidades a infra-estrutura deficiente, sobretudo nas áreas de desapropriação para a execução do PROMETRÓPELE, onde a população fica isenta das necessidades mais urgentes, como no caso de ambulâncias. Em depoimento, os moradores reclamaram justamente da dificuldade de mobilidade devido à pavimentação de algumas ruas e obstrução de canaletas. Apesar da falta de infra-estrutura, o transporte público é eficiente e tem beneficiado os moradores locais devido àquelas áreas serem uma das principais entradas e saídas do município de Olinda.
CONCLUSÃO:

O presente trabalho auxilia a compreensão dos principais problemas encontrados na área em estudo, podendo ser identificados discutidos diversos aspectos do sistema de transporte público em Olinda, especialmente a qualidade deste serviço para a população de uma das áreas mais carentes da cidade, que são a Ilha do Maruim, V8 e V9. Foi possível perceber que as comunidades sofrem com a falta de infra-estrutura, ou seja, equipamentos básicos e fundamentais para uma boa qualidade de vida, como: saneamento básico, habitação, saúde, educação, entre outras. Todavia, baseado na literatura e na visita ao campo, a relação do sistema de transporte público com a localidade tem beneficiado os moradores, devido àquelas áreas serem uma das principais entradas e saídas do município de Olinda, contando com a ocorrência de um fluxo intenso dos transportes ligando as comunidades à Olinda e também ao SEI da RMR. A presença de pontos de ônibus, apesar do distanciamento entre as paradas e as comunidades, e a diversidade de linhas existentes que levam diretamente aos centros de Recife e Olinda, presentes nas adjacências das comunidades favorecem a população o desenvolvimento de atividades econômicas informais e a mobilidade para fins diversos, como: trabalho, lazer, educação e relações sociais.

Palavras-chave: Comunidades, Transportes, Território.