62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
BRINCANDO E CONSTRUINDO COM TANGRAN
Manoel Messias de Souza 1
Ilná Andrade Lobo 1
Maria de Fatima de Jesus 1
Tatiane dos Santos Cruz 1
1. Faculdade Amadeus/FAMA
INTRODUÇÃO:

Este trabalho resume a experiência de intervenção pedagógica desenvolvida por graduandos de pedagogia na rede municipal de ensino de Aracaju. Sabe-se que na área da educação se necessita de múltiplas estratégias para desenvolver as diferentes potencialidades dos alunos e promover um ensino que contemple as diversidades culturais dos educandos. De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais (RCNs), aprender a conviver e relacionar-se com pessoas que possuem habilidades e competências diferentes, que possuem expressões culturais e marcas sociais próprias, é condição necessária para o desenvolvimento de valores éticos. Os RCNs recomendam, dentre outros, a realização de atividades que concentrem leitura das imagens produzidas pelas próprias crianças. Assim, elas poderão falar de suas próprias artes e escutar a observação dos colegas, passando então a reformular suas ideias e construir novos conhecimentos. Com base nesses pressupostos pensou-se que para a realização do trabalho da oficina pedagógica o grupo deveria anteriormente se preocupar com o material a ser utilizado, bem como com o assunto a ser ministrado. Com o Tangran, temática escolhida, os alunos ao montar figuras e construir histórias estariam trabalhando as inteligências espacial, interpessoal e linguística.

METODOLOGIA:

Para a realização da Oficina de Intervenção Pedagógica na educação infantil, buscou-se, inicialmente, os fundamentos que regem essa área de ensino basicamente a partir dos RCNs, além de outras fontes. Inicialmente foi feita uma observação em sala de aula de uma escola da rede municipal de ensino de Aracaju - EMEI Benjamim Alves de Carvalho - com o objetivo de conhecer a metodologia de ensino desenvolvida e comparar com os pressupostos definidos nos RCNs e outras teorias estudadas na graduação. Posteriormente, a oficina foi planejada com base na metodologia de projeto e desenvolvida na referida escola, na turma observada (6 anos). A oficina foi intitulada "Brincando e construindo com Tangran" visando à interação dos eixos de trabalho com a educação infantil: música, movimento, linguagem oral e escrita, matemática, ciências sociais e da natureza, artes e formação pessoal e social.

RESULTADOS:
Na problematização da oficina foi trabalhada com os alunos a linguagem oral, conhecimentos prévios e novos sobre o Tangran. Durante o desenvolvimento das atividades foram desenvolvidas: habilidades motoras na construção de Tangran, a criatividade e a inteligência lógica-matemática ao dobrar o Tangran em formas matemáticas. Cada aluno ao montar seu próprio Tangran foi formando figuras de seu interesse, ao fazê-lo relembravam seus conceitos de mundo e após suas montagens criaram histórias possibilitando dentre outras, a construção de narrativas situadas entre espaço e tempo histórico. A montagem das figuras através de Tangran possibilitou também o desenvolvimento de habilidades como a atenção, a cooperação, o raciocínio lógico-matemático, a criatividade e a interação grupal.
CONCLUSÃO:

A experiência de intervenção pedagógica na realidade escolar da educação infantil, através da metodologia de projeto possibilitou realmente a interdisciplinaridade e a integração dos eixos de trabalho com a educação infantil. O trabalho integrando as atividades em torno de uma temática central possibilitou ao aluno o estabelecimento de relações e assim a construção mais sólida do conhecimento. Com efeito, a aplicação da Oficina de Intervenção Pedagógica "Brincando e construindo com Tangran" foi de grande eficácia por trabalhar o desenvolvimento da socialização/interação na sala de aula, bem como desenvolvendo as potencialidades dos alunos, trabalhando a diversidade. A metodologia e o êxito do projeto nos possibilitaram o estabelecimento da relação teoria e prática pedagógica, além de vislumbrar os limites e possibilidades impostas pela realidade. O aprendizado com a professora regente de como proceder à iniciação da atividade pedagógica diária foi muito gratificante, pois nos imbuiu de atitudes éticas diante de um trabalho docente, que exigiu muito embasamento teórico e dedicação.

Instituição de Fomento: Faculdade Amadeus
Palavras-chave: Tangran, Intervenção Pedagógica, Formação de Professores.