62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
EDUCAÇÃO CORPORAL NA ÓTICA DA QUALIDADE DE VIDA NA VELHICE
Eline da Silva Melo 1
Izan Yver Nascimento de Carvalho 1
Heliana Baia Evelin 2
1. Acadêmicos Faculdade de Serviço Social-ICSA, Universidade Federal do Pará / UFPA
2. Profª. Dra. - Faculdade de Serviço Social - ICSA / UFPA, Orientadora
INTRODUÇÃO:
O envelhecimento humano é um processo contínuo e depende das particularidades de cada indivíduo e da sociedade onde ele vive. Neste sentido, o envelhecimento não é um processo homogêneo, porém, na sociedade ocidental, predominam idéias que estigmatizam a velhice como a fase de proximidade da morte, da fealdade corporal e facial, da incapacidade para o trabalho e outros estigmas que podem levar o idoso a perda de identidade. O aumento de pessoas idosas no mundo e no Brasil justifica a necessidade de construção e desenvolvimento de ações voltadas para a qualidade de vida dessa parcela da população e da formação e capacitação de profissionais que trabalhem com esse segmento, aplicando consciente e adequadamente exercícios e atividades cotidianas para a melhoria de seu bem-estar biopsicossocial, diretamente proporcional à melhoria na qualidade de vida. A pesquisa teve por objetivo identificar o sentido atribuído ao Projeto Corpo, Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade, vinculado ao Programa de Extensão Universidade da Terceira Idade- UNITERCI da Universidade Federal do Pará, por pessoas idosas participantes das ações ali desenvolvidas.
METODOLOGIA:
Utilizamos a pesquisa Quali./Quant., que proporciona melhores análises e resultados em situações em que se pretende aprofundar abordagem no mundo dos significados e dados estatísticos, que possibilitem a criação de modelos abstratos ou descrição e explicação de fenômenos que produzam regularidade (MINAYO, 2008). O Projeto Corpo, Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade é desenvolvido na perspectiva principal de potencializar as habilidades físicas, motoras e psicológicas das pessoas idosas a fim de proporcionar-lhes um envelhecimento saudável. Realizamos pesquisa bibliográfica e documental (relatórios semestrais e anuais do período 2008-2009); observação assistemática e participante, visando a interação entre pesquisadores e pesquisados, facilitando o diálogo e relação de confiança; realizamos entrevistas semi-dirigidas a fim de que as falas coletadas não tangenciassem os objetivos da pesquisa e reuniões ampliadas para avaliação do desenvolvimento das ações e socialização das experiências.
RESULTADOS:
Desde a Revolução Industrial a população mundial experimenta aumento progressivo de sua expectativa de vida, países que possuíam pirâmide etária com bases bem alargadas agora vivenciam o fenômeno do envelhecimento populacional. O Estado vem apresentando preocupação com este novo panorama demográfico implementando Políticas Públicas e Sociais, buscando a inserção e garantia de participação dessa população em espaços sócio-ocupacionais, embora incipientes, comparando-os à elevação contínua da demanda. Constatamos que os sentidos atribuídos ao projeto pelas pesquisadas são: estímulo e socialização; elevação da auto-estima; referencial de auto-imagem positiva; crescimento pessoal e interpessoal; desenvolvimento e (re) descoberta de habilidades e potencialidades físicas e motoras; ampliação da consciência corporal como contributo para um envelhecimento com autonomia; melhor desempenho do corpo; motivação para auto-organização, auto-responsabilidade e cooperação; reconhecimento da importância do desenvolvimento de vivências corporais no processo do envelhecimento humano.
CONCLUSÃO:
O trabalho subjaz também um registro da experiência de permuta de saberes entre idosos, profissionais e estagiários, que engendraram a todos novas formas de ver a vida. As mudanças biológicas, fisiológicas, psicossociais, econômicas e políticas que compõem o cotidiano das pessoas podem se constituir como problemas e/ou dilemas para a pessoa que envelhece sem reconhecer as suas limitações e possibilidades. A velhice é um processo natural e inevitável para o ser humano, porém é possível torná-lo um momento prazeroso, conforme constatamos na pesquisa com o grupo de idosas no Projeto Corpo, Movimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade, que desenvolve oficinas de esclarecimento sobre os aspectos biopsicossociais do envelhecimento; de reminiscência; de relaxamento; de artes manuais (confecção de cartões decorativos, pintura em tecido, por exemplo), possibilitando aquisição de novos conhecimentos, vivência de novas experiências, (re) descoberta de novos papeis sociais, (re)significação da velhice, aconstrução de novos projetos de vida e retomada de projetos antigos.
Palavras-chave: Envelhecimento Humano, (Re)Educação Corporal, Qualidade de Vida.