62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 2. Dietética
SITUAÇÃO HIGIÊNICO-SANITÁRIA DO CENTRO HORTIFRUTIGRANJEIRO DA CIDADE DE COARI-AMAZONAS
Mayline Menezes da Mata 1
Síntia Meire Cunha dos Santos 1
Clissiane Lira de Castro Lima 1
Carolyne Castro Pereira 1
Vanderlane de Souza Pereira 1
Graciana Teixeira Costa 1
1. Coelgiado de Nutrição, Instituto de Saúde e Biotecnologia, UFAM
INTRODUÇÃO:
Com o crescimento do mercado de alimentação, torna-se mister criar um diferencial competitivo nos centros hortifrutigranjeiros por meio da melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Em relação ao local fornecedor de alimentos, a qualidade está associada a aspectos intrínsecos do alimento (qualidade nutricional e sensorial), à segurança (qualidades higiênico-sanitárias), ao atendimento (relação cliente-fornecedor), e ao preço. Para avaliar a qualidade de um produto alimentar, deve ser mensurado o grau em que o produto satisfaz os requisitos específicos, sendo que esses níveis de tolerância e requisitos se expressam por meio de normas, padrões e especificações. Este trabalho teve como objetivo avaliar as condições de instalação e funcionamento do centro hortifrutigranjeiro localizado da cidade de Coari-Amazonas, na perspectiva do comércio de alimentos seguros.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no primeiro semestre do ano de 2009, através de um formulário semi-estruturado e previamente testado (check-list), elaborado de acordo com as recomendações e normas contidas no Manual da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC, 1995) e na portaria nº 6/99, de 10 de março de 1999, do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (1999). O formulário foi organizado com questões relativas ao controle sanitário, dividido em dois itens: atende e não atende. Os entrevistados confirmaram sua participação na pesquisa através do termo de consentimento esclarecido.
RESULTADOS:
Os resultados tabulados obtidos pelo check-list mostraram que a maioria dos itens não atende quanto à venda de hortifrutigranjeiros seguros, com uma média total desses itens de 90,94%. A média de itens não atendidos para cada bloco de pergunta contida no formulário são as seguintes em relação à: área externa (76%), área de recebimento, inspeção pesagem e pré-lavagem (100%), armazenamento (88%), equipe (92%), lixo (100%), controle de pragas (100%), prevenção de acidentes de trabalho (100%), vestiários/banheiros (86,4%), material de limpeza (67%), procedimentos de manipulação (100%). Os resultados mostraram valores negativos muito altos referentes aos pontos que não atendem às normas do Manual da ABERC, refletindo assim o déficit de conhecimento mínimo sobre os procedimentos de manipulação de alimentos.
CONCLUSÃO:

Levando em consideração que o centro hortifrutigranjeiro é o maior e o principal local para a venda do grupo de alimentos vegetais na cidade de Coari, o risco de doenças transmitidas por alimentos se torna uma preocupação de saúde pública nesta cidade. Com o crescimento demográfico da cidade, em virtude do crescimento da Petrobrás e a extração de petróleo,  se torna imprescindível a atenção primária no âmbito da segurança alimentar no serviço de compra e venda de hortifurtis, com o direcionamento de cursos de manipulação de alimentos para os agricultores e distribuidores, assim como uma fiscalização rígida mais presente.

Palavras-chave: segurança alimentar, manipulação de alimentos, , condições higiênico-sanitária.