62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM PRAIAS DE SÃO LUÍS - MA, POR ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DO MUNICÍPIO.
CATHARINE NEIDE SILVA DA SILVA 1
MARIA DO SOCORRO SARAIVA PINHEIRO 1
ABRAÃO MARTINS TERCEIRO 1
EDIANEZ DOS SANTOS MENDES 1
RONNESSA CLEOMARA QUEIROZ CARVALHO 1
DIVANE DA COSTA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:

A cidade de São Luís, capital do Maranhão, formou-se na península que avança sobre o estuário dos rios Anil e Bacanga, estando a 23º 31' 47'' de latitude, 44º 18' 10'' longitude e a uma altitude de 24,391 m. Limita-se com o Oceano Atlântico ao norte, com o Estuário dos Mosquitos ao sul e com a Bacia de São Marcos a Oeste. Com população de 997.087 habitantes e ocupando uma área de 827,14 km². Com o crescimento populacional da cidade, as praias de São Luis vem sofrendo com derramamento de esgotos e com lixo deixado por banhistas. A coleta de lixo pública não está atendendo a demanda de lixo acumulado nas praias. Os efluentes domésticos, por não receberem o tratamento adequado contribuem  para a poluição das praias deixando-as  impróprias  para o uso.   Verificamos a necessidade de avaliar a percepção ambiental de alunos de escola pública e privada, com fins de aplicar técnicas de educação ambiental direcionadas para a conscientização de pessoas com a finalidade de amenizar a degradação das praias de São Luís.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa constitui-se no levantamento de dados sobre o conhecimento dos alunos da rede privada e pública em relação à percepção ambiental. Foram aplicados 160 questionários com alunos de ensino médio e fundamental maior. As turmas tinham aproximadamente 40 alunos por sala, cada questionário continha 17 questões. Foram avaliadas duas escolas sendo uma da rede pública e outra privada, quatro turmas ao todo, onde três delas da rede pública e uma da rede particular. No questionário, perguntou-se sobre a visão dos alunos com relação às praias de São Luís, coletas de lixo e cuidados destes com o meio ambiente.

RESULTADOS:

Foram feitas coletas de dados, a partir da aplicação de 160 questionários junto a 80 alunos de escola pública numa faixa etária de idade entre 16 a 18 anos e 80 alunos de escola privada, no intuito de fazer uma comparação entre as respostas. Na análise de dados coletados na escola pública, 7 alunos responderam que a praia de São Marcos é a mais freqüentada,16 alunos acharam a praia do Araçagy a mais limpa,14 alunos acreditam que a praia do Olho D'água seja a mais suja,em relação a consciência ambiental, 13 alunos procuram a lixeira mais próxima e 26 alunos responderam que acreditam estar sujeitos a contrair doenças na praia. Quanto aos alunos de escola privada 16 alunos acharam a praia do Calhau a mais freqüentada, 41alunos responderam que a praia do Olho D'água é a mais poluída, já com relação a consciência ambiental,52 procuram a lixeira mais próxima e 80 alunos acreditam estar sujeitos a contrair doenças na praia.

CONCLUSÃO:

De acordo com os dados coletados, foi possível observar que tanto os alunos da escola pública trabalhada quanto os da rede privada apresentaram segundo o questionário, resultados iguais, tornando possível fazer uma associação da visão popular com um diagnóstico crítico científico. Concluímos a partir da análise dos questionários que a praia do Araçagy é a mais limpa, a do Calhau a mais freqüentada e a praia do Olho D'água a mais poluída; Segundo a visão dos entrevistados e dos pesquisadores todas as praias encontram-se poluídas devido a falta de tratamento dos efluentes domésticos que são lançados diretamente nas praias e ao acúmulo de lixo jogado na areia provocando condições propícias a proliferação de doenças, esses resultados apontam a necessidade do emprego de técnicas voltadas a educação ambiental junto a sociedade e aplicação de medidas pelos órgãos públicos com a finalidade de melhorar as condições ambientais propiciando mais qualidade de vida.

Palavras-chave: Educação, Poluição, Praias.