62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 2. Manejo Florestal
DINÂMICA DE UMA POPULAÇÃO DE Licania apetala. Fritsch. (CARIPÉ) DURANTE NOVE ANOS APÓS EXPLORAÇÃO MADEIREIRA SELETIVA EM UMA FLORESTA TROPICAL DE TERRA FIRME EM MOJU-PARÁ.
Josiely Brito Cascaes 1
Carlos Cristiano Aranha 1
Loarena Leal Cruz 1
Larissa Corrêa Lopes Quadros 1
Suellen Damasceno Wanzeler 1
Fernando Cristóvam da Silva Jardim 2
1. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
2. Prof. Orientador - Instituto de Ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:

O manejo sustentável é a melhor solução para a exploração racional de madeira e outras riquezas não-madeireiras da floresta, mantendo essa floresta em pé. Uma floresta bem manejada continuará oferecendo essas riquezas para as gerações futuras, pois a madeira e seus outros produtos são recursos renováveis. Com isso, o estudo da dinâmica florestal é de extrema importância para se obter conhecimento acerca do comportamento das espécies em determinada floresta e prever como estas irão se comportar. O objetivo do presente trabalho é avaliar a regeneração natural e o incremento diamétrico de Licania apetala. Fritsch. em um período de nove anos de monitoramento em uma floresta tropical de terra firme.

METODOLOGIA:
A área de estudo localiza-se no Campo Experimental da EMBRAPA Amazônia Oriental, Km 30 da Rodovia PA 150, no município de Moju - Pará. Nessa área foram selecionadas nove clareiras provenientes da exploração, e no entorno de cada uma foram instaladas quatro faixas de 10mx50m, começando na bordadura da clareira para dentro da floresta, nas direções Norte, Sul, Leste e Oeste. Cada faixa foi dividida em parcelas quadradas de 10m de lado, que foram numeradas de 1 a 5, da clareira para a mata, onde foram medidos os indivíduos com DAP ≥5 cm. Dentro das parcelas 1, 3 e 5 de 10m de lado, foram instaladas sub-parcelas quadradas de 2m de lado, nas quais foram medidos todos os indivíduos com altura total ≥ 10cm e DAP < 5cm. A primeira medição foi realizada 1998, após exploração madeireira seletiva, e a última em 2007, nove anos depois. Para analisar o processo dinâmico da regeneração natural utilizou-se a Taxa de Regeneração Natural (Tr), que exprime o valor percentual da razão entre a abundância absoluta resultante do processo dinâmico de regeneração natural e a abundância no início do estudo. O crescimento diamétrico foi analisado através do incremento médio anual que é a diferença entre o DAP da última medição e o DAP da primeira medição, totalizando um período de 9 anos.
RESULTADOS:

Os resultados do estudo da dinâmica de regeneração natural em nove anos de observação após a exploração florestal seletiva mostram que a população avaliada de Licania apetala apresenta uma Taxa de regeneração natural negativa de 5%, isto é, houve um raleamento na população da espécie (maior mortalidade que ingresso). Entretanto, esse valor é considerado baixo em relação a outras espécies na área, sendo conseqüência da morte de 1 individuo de  um total de 20, entre a primeira e a última medição.  O crescimento diamétrico da espécie foi de 0,19 cm ao ano, estando situado dentro dos padrões esperados para espécies desse grupo ecológico.

CONCLUSÃO:

Conclui-se que a baixa redução de densidade e o lento crescimento de Licania apétala indicam estabilidade ecológica da espécie no período monitorado.

Instituição de Fomento: CNPq Edital Universal 2007
Palavras-chave: Incremento diamétrico, Regeneração Natural, Licania apetala. Fritsch.