62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
ABUNDANCIA E DISTRIBUIÇÃO DE FUNGOS MICORRIZICOS ARBUSCULARES EM UM GRADIENTE TOPOGRÁFICO DE FLORESTA PRIMÁRIA NA AMAZÔNIA CENTRAL
Rejane de Oliveira Freitas 1
Regina Celi Costa Luizao 1
1. Departamento de Ecologia, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazonia, Manaus AM
INTRODUÇÃO:

Vários estudos têm mostrado a influencia do relevo topográfico e os tipos de solo sobre a distribuição de espécies e padrões de comunidades em pequena escala (até 50 ha) ou em escala regional. A topografia é uma variável que reflete outros fatores ambientais como nutrientes, textura e pH, e essa combinação de fatores pode influenciar os padrões de distribuição e de diversidade dos FMA. A compreensão sobre a relação entre a estrutura das comunidades de plantas e os FMA ainda é fragmentada devido às dificuldades para identificação dos fungos, particularmente na Amazônia, onde não há especialistas em taxonomia de FMA. Este estudo avaliou a ocorrência de diferentes morfo-espécies de MA e seus padrões de distribuição ao longo do gradiente topográfico na grade de parcelas do Programa PPBio, na Reserva Florestal Adolpho Ducke. Para isso, será realizado um levantamento da diversidade de espécies de FMA e sua associação ao relevo topográfico da floresta para avaliar as relações entre a diversidade de espécies de MA e as propriedades físicas e químicas do solo da floresta e, também entre a diversidade dos fungos e a diversidade da vegetação as quais eles se associam na floresta. Duas espécies de leguminosas foram selecionadas: Eperua grabriflora, Zygia racemosa e Andira micrantha.

METODOLOGIA:
Em cada uma das 30 parcelas, foram coletadas amostras de solo na rizosfera das espécies-alvo, até 20 cm de profundidade, em quatro pontos da base da planta, formando uma única amostra composta, tomadas a cada 50 m em todas as parcelas para cada espécie de planta-alvo. As amostras foram separadas para extração, contagem e identificação taxonômica de esporos e outra parte para análises químicas e físicas. A extração de esporos seguiu o método da centrifugação por sacarose, que permitiu separar os diferentes morfotipos de esporos FMA os quais foram contabilizados e calculados sua abundância, freqüência, riqueza e dominância. Os esporos vivos foram montados em lâminas para taxonomia. Para analisar as diferenças entre as taxas de diversidade e diferença entre as densidades de esporos presentes nas diferentes parcelas amostradas foram feitas ANOVAs seguidas do teste de Tukey ao nível de 5%. Análises de regressão múltipla foram utilizadas para a avaliação das relações entre os valores de altitude das parcelas amostradas e os valores de diversidade das espécies e densidade de esporos. Também utilizamos análise de regressão múltipla para avaliar a influência das propriedades física e química do solo nas taxas de diversidade das espécies e densidade de esporos em cada parcela amostrada.
RESULTADOS:

Quase 8 mil esporos foram contados na rizosfera de Andira micrantha e mais de 10 mil na de Eperua grabriflora, classificados em 148 morfotipos de FMA. O relevo topográfico da Reserva Ducke chega até 120 m de altitude. Nos platôs os solos são argilosos enquanto nos baixios são arenosos. De um modo geral, nas parcelas com teor de argila <30% o número de esporos foi mais baixo (até 300/amostra) do que nas amostras com teor >70%, cujo número foi sempre >400/amostra. Em geral, considerando as três espécies de plantas houve um aumento gradativo no número de morfotipos de FMA com o aumento da topografia e do teor de argila, com a menor riqueza de espécies de FMA (até 50) nas parcelas com teor de argila < 50% e acima de 80 m e a maior riqueza (>50) nas parcelas com teor de argila >60%. A análise por espécíe de planta, entretanto, mostrou que apenas para Zygia racemosa houve relação entre a riqueza de morfotipos e o teor de argila, com maior número de morfotipos (até 70) nas parcelas com teor de argila >55%, mostrando que, tal como as plantas, há FMA generalistas e especialistas no gradiente topográfico da R. Ducke. Identificações taxonômicas mais precisas e análises de seu significado ecológico estão em andamento.

CONCLUSÃO:

Houve uma relação positiva entre o número de esporos e a topografia que também refletiu a textura do solo. O número de esporos de FMA variou com o teor de argila das parcelas com menores quantidades no solo arenoso e maiores a medida que aumentou o teor de argila. Com relação a riqueza de morfotipos de FMA, embora no geral, haja mostrado uma padrão similar ao da quantificação dos esporos, essa relação só foi positiva para uma das espécies de plantas, a Zygia racemosa, onde foi obtida a maior riqueza de morfotipos no solo com maior teor de argila. Estes dados preliminares mostram que, assim como alguns grupos de plantas, os fungos micorrizicos arbusculares, embora cosmopolitas e de ampla distribuição, não necessariamente são generalista em sua distribuição ao longo do gradiente altitudinal e topográfico. Ao final do estudo, com a parte taxonômica terminada, análises mais precisas e discussões sobre suas relação com a distribuição das plantas serão apresentadas.

Instituição de Fomento: CNPq e INPA
Palavras-chave: Fungos microrrizicos arbusculares, gradiente topográfico, Amazonia.