62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
Caracterização e dados estruturais da base de Schiff trans-N,N'- bis(salicilideno)-1,2-ciclohexadiamina- (t-Salcn) através de RMN, IR e monocristal
Julio Zukerman-Schpector 3
Edward Ralph Dockal 3
Francisco das Chagas Dantas de Lemos 1
Danielle de Oliveira Maia 2
Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein 2
1. Universidade Federal do Tocantins
2. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
3. Universidade Federal de São Carlos
INTRODUÇÃO:
As bases de Schiff são compostos que apresentam pelo menos um grupo imina ou azometano (-RC=N-). Essas bases são usualmente preparadas pela coordenação de uma amina primária com um composto que apresente um grupo carbonila ativo; esses compostos foram reportados pela primeira vez por Hugo Schiff em 1864. Neste trabalho serão apresentados resultados da caracterização do ligante t-Salcn através de RMN, IR e estrutura cristalina como parte integrante do estudo deste ligante e de seus complexos com metais de transição.
METODOLOGIA:

O ligante t-Salcn obtido foi caracterizado através de ressonância magnética nuclear - RMN 1H e 12C, utilizando um  espectrofotômetro de ressonância magnética da BRUKER DRX 400 MHz e para a obtenção dos espectros de 1H e 13C, utilizou-se o solvente DMSO (deuterado) e os deslocamentos químicos foram determinados em relação ao tetrametilsilano (TMS). Os espectros de absorção na região do infravermelho foram obtidos no espectrofotômetro da Bomem Michelson FT, modelo MB 102, .onde os compostos foram diluídos em pastilhas de CsI (Merk) e para a análise foram feitas pastilhas. Os espectros foram obtidos na região de 4000 a 200 cm-1. O espectro de difração de raios X pelo método de monocristal do ligante t-Salcn, foi obtido utilizando o difratômetro de raios X Enraf-Nonius CAD-4 Mach 3 do Instituto de Química da USP/SP, utilizando radiação Mo Ka.

RESULTADOS:

Em nosso trabalho, nos espectros de prótons para o ligante t-Salcn, observamos um singleto a 13.29, o qual atribuímos ao sinal do próton do grupo fenolato. Os sinais para prótons dos grupos imino  foram atribuídos os valores 8.29 - 8.25 e 8.62 ppm. Os sinais para os prótons dos anéis aromáticos, atribuímos à região 6.76 - 8.24 ppm e para o anel do ciclohexano , atribuímos os sinais observados à 1.44 - 3.31 ppm e, para os ligante t-Salcn e c-Salcn. Os espectros na região do infravermelho do ligante livre era esperada uma banda de estiramento O-H na região 3300 - 3800 cm-1; no entanto  a banda de estiramento O-H  foi observada em  2589 cm-1 e a  banda característica para as bases de Schiff (nC=N) foi observada em 1637 cm-1. Utilizando-se o método direto e refinamento com o programa SHELXL97, observou-se para a estrutura do t-Salcn que os átomos de nitrogênios estão em posição trans . As distâncias de C20 - N1  e C15 - N2 são, em torno de 0.2 Å, maior do que as distâncias C14 -  N1  e C13 - N2, demonstrando o caráter  duplo para as duas últimas ligações. Foram observadas ligações intramoleculares  entre os átomos de hidrogênio do grupo fenólico e o nitrogênio do grupo imina  [O1××× N1 = 2.6 Å, O(1)-H(1)....N(1) 146.9 º  e O2 ××× N2 = 2.6 Å, O(2)-H(2)...N(2) 146.6 º].

CONCLUSÃO:
No nosso trabalho, a obtenção do cristal para o  t-Salcn, deu-nos a chance de investigar um pouco mais a respeito da estrutura, visto que somente a resolução é citada na literatura. No final, o resultado da resolução molecular confirmou-nos que a rota de síntese para a obtenção deste ligante estava correta e pudemos observar que além das interações intramoleculares, haviam também interações intermoleculares, as quais propiciam um arranjo supramolecular da molécula, o que foi confirmado com as análises de RMN e infravermelho.
Palavras-chave: Ligante tetradentado, Base de Schiff, Difração de raios X de monocristal.