62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
A INFLUÊNCIA DO CLIMA NA FORMAÇÃO DO SALÃO DAS AREIAS DO SERRANO NA CIDADE DE LENÇÓIS - BA
Maria das Neves Medeiros de Melo 1, 2, 4
Igor Fernando Marques de Almeida 1, 2, 3
Bárbara de Arruda Cavalcanti 1, 2
Sidney H. C. de Santana 1, 2, 4
Dannilo Carneiro Lima 1, 2
Aldemir Dantas Barboza 1, 2, 5
1. Departamento de Ciências Geográficas - DCG
2. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
3. Programa de Educação Tutorial - PET
4. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
5. Professora Adjunta do DCG da UFPE
INTRODUÇÃO:
O Salão das Areias, mais conhecido como Serrano, fica em Lençóis, cidade baiana que se localiza na Chapada Diamantina. Esse local foi alvo de um trabalho de campo com o propósito de realizar uma análise de sua formação em função do clima local. A cidade de Lençóis/BA possui um alto índice pluviométrico com precipitações de até 1200 mm/ano. Segundo a classificação de Köppen seu clima é Aw o que indica a existência de um clima tropical com chuvas de verão. Durante a análise, pôde-se constatar através da análise dos sedimentos que as variações climáticas ocorridas em épocas remotas foi fator crucial para a realização do transporte de todo o sedimento arenítico e dos conglomerados que são encontrados no Salão das Areias, uma das principais atrações turísticas do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
METODOLOGIA:
A realização da pesquisa sobre a formação do Salão das Areias em função do clima, ponto visitado no trabalho de campo referente à excursão da Chapada Diamantina realizada em novembro de 2009, está fundamentada numa linha construtivista, tomando como ponto de partida os conhecimentos prévios e as experiências que puderam ser desenvolvidas no local. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de gabinete sobre paleoclimas e sua influência na formação de paisagens sedimentares e sobre as características gerais da região em questão. Já em campo, após observação das propriedades do local, fez-se uma análise dos sedimentos areníticos e das rochas do conglomerado do Salão das Areias para se averiguar e comprovar as hipóteses sobre a formação do local em função das variáveis climáticas que o atingiram e ainda atingem. Assim, foi possível confirmar que o clima foi e ainda é o grande responsável pela produção e reprodução do Salão das Areias.
RESULTADOS:
Em um período de clima bem mais seco que o atual, rios e chuvas torrenciais transportaram seixos de grandes montanhas, há muito tempo desaparecidas, para uma área de depressão que já foi um mar interno raso. Despejados nessa depressão, os seixos se fixaram no fundo desse mar e o espaço entre eles foi preenchido por areia. Os seixos e as areias submetidos à combinação de pressão e temperatura durante milhões de anos resultaram numa rocha sólida, um "conglomerado". Quando essa área foi soerguida por tectonismo, suas variáveis climáticas sofreram algumas mudanças e, a partir daí, os processos erosivos atuaram sobre o local com maior intensidade, formando, aos poucos, sua drenagem e dando origem a esses grandes blocos. Com isso, através do trabalho de campo, pôde-se observar que por essa área apresentar várias fraturas, a água do rio tende a cavar mais rapidamente o seu leito. Também, em função dos fraturamentos, o rio vai se deslocando do seu local de origem, deixando para trás aquela área que ele erodiu e, juntamente com o vento, as mudanças de temperatura e a vegetação, age como sutil escultor dessa magnífica paisagem.
CONCLUSÃO:
O clima é um fator de suma importância para o funcionamento harmonioso do planeta e este possui diversas formas de interagir com o meio ambiente e com as formações geológicas, seja como principal ator do intemperismo, seja como formador da diversidade da vegetação. No Salão das Areias do Serrano da cidade de Lençóis do Parque Nacional da Chapada Diamantina a influência do clima se viu presente em várias etapas, na formação do rio Lençóis que por ali passava, no transporte de sedimentos areníticos e do conglomerado de rochas que em função da pluviosidade acontecia e na modelagem, seja com vento, seja com chuva, ou com qualquer outro agente modificador de paisagens, das formas esculpidas e exuberantes que são encontradas naquele local.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Salão das Areias, Clima, Tempo.