62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 5. Nutrição
ABORDAGEM SOBRE ALIMENTO ORGÂNICO ENTRE OS ACADÊMICOS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DE UMA FACULDADE NA CIDADE DE MURIAÉ - MG
Roberta Rogeria Ferreira de Oliveira 1
Camilla Ribeiro Nogueira 1
Ana Carolina Ferreira Félix 1
Viviane Lélis 2
1. Faculdade de Minas - FAMINAS
2. Univiçosa
INTRODUÇÃO:
De forma sucinta e de acordo com a lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003, pode-se definir alimento orgânico como o que foi ou é produzido mediante a otimização de recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e respeita à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo a sustentabilidade econômica e ecológica. Alimentos hidropônicos são alimentos produzidos em estufas (ambiente protegido), onde não há o uso do solo, e sim o uso de adubos químicos de fácil solubilidade em água. Existem alguns selos que certifica a origem orgânica do alimento, entre eles o IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico). A certificação do IBD Orgânico é orientada por diretrizes que buscam a qualidade do produto aliada à qualidade de vida do trabalhador. Diante de tais afirmativas, surgiu o interesse em abordar o tema a fim de verificar o conhecimento e entendimento dos acadêmicos do curso de nutrição em uma faculdade da cidade de Muriaé-MG sobre o alimento orgânico e o hidropônico.
METODOLOGIA:
Para tal estudo foi realizado a aplicação de 69 formulários exclusivos aos acadêmicos do curso de nutrição da mencionada faculdade, questionando sobre o que é o alimento orgânico e do que este é livre. Se reconhecem dentre o cultivo do alimento orgânico, convencional ou hidropônico qual propicia maior qualidade em relação à ausência de agrotóxicos. Como é possível identificar se o alimento é orgânico e se conhecem ao menos o selo IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico) de certificações.
RESULTADOS:
Dentre os entrevistados 97% sabem o que é o alimento orgânico e destes 100% reconhecem que este é livre de agrotóxicos. Também foram questionados em qual método de produção propicia maior contaminação por agrotóxicos e 68 % afirmaram ser o convencional, 30% ser o hidropônico e 2% o orgânico. A maior parte da amostra, 55% diz reconhecer o selo IBD, entretanto o restante não o conhece, sendo este resultado não muito favorável, pois a amostra trata-se de acadêmicos de nutrição e o esperado é que estes se mantenham informados sobre o tema. E 70% dizem reconhecer os alimentos orgânicos nas prateleiras de supermercados pelo selo IBD, resposta essa que se contradiz com o resultado anterior, outros 29% dizem reconhecer pelo aspecto físico e 2% pela cor da embalagem.
CONCLUSÃO:
Por meio de nossa pesquisa pode-se considerar que o índice de alunos que conhecem o alimento orgânico e sabem do que este é livre é grande, entretanto é necessário que haja maior interesse e busca entre eles para obter mais informações a respeito de selos que garantem a origem e a qualidade dos alimentos, seja este orgânico, convencional ou hidropônico, além de ser de suma importância o esclarecimento tanto no meio acadêmico quanto na sociedade os riscos de contaminação do alimento hidropônico.
Palavras-chave: Organico, Agrotoxico, Nutriçao.