62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 5. Teoria e Análise Lingüística
TRATAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE DADOS LINGUÍSTICOS: CONSTRUÇÃO DE UM BANCO DE DADOS PARKATÊJÊ.
Amanda Rodrigues Figueiredo 1
Cinthia de Lima Neves 1
Marília de Nazaré Ferreira-Silva 1
1. Faculdade de Letras, Instituto de Letras e Comunicação, UFPA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho trata da composição de um banco de dados para organização de textos orais da língua Parkatêjê, falada na Terra Indígena Mãe Maria, localizada no município de Bom Jesus do Tocantins, sudeste do Estado do Pará. Essa língua da família Jê, pertencente ao tronco Macro-Jê apresenta uma situação sociolinguística resultante de sua história, sua saga, sua sobrevivência em meio às intempéries da vida na floresta - lutas internas entre eles mesmos e as inúmeras epidemias, que quase fizeram com que esse povo desaparecesse completamente. O povo parkatêjê integrando-se a uma outra comunidade de língua parente da sua pode se refazer do que parecia ser o fim. Deste modo, voltou a viver a vida indígena, inclusive e principalmente com o uso da língua nativa. Recentemente começamos a trabalhar com a composição de um banco de dados. Os textos orais da tradição desse povo são coletados em gravações de áudio e vídeo e em seguida transcritos com auxílio do informante, para que possamos editar e produzir os materiais. Para armazenamento dos textos transcritos temos utilizado o programa computacional Toolbox. Cada vídeo deverá apresentar a versão escrita dos textos em língua indígena e em português, tudo com vistas à documentação e à descrição linguística.
METODOLOGIA:
O material armazenado foi coletado no período de outubro de 2008 a outubro de 2009, quando foram gravadas narrativas tradicionais e narrativas do cotidiano (em língua indígena e em língua portuguesa), traduzidas livremente pelo informante principal, o chefe Krohôkrenhum Parkatêjê. Com o auxílio de um aparelho Hi-MD, uma câmera de vídeo e microfones, as gravações ocorriam na casa do informante. Para análise dos textos os dados são transcritos em quatro linhas, procedendo-se segundo a linguística descritiva. Após o processo de análise e descrição, inicia-se a etapa de editoração. Os dados transcritos são armazenados no programa computacional Toolbox. Após a inserção das palavras no programa, faz-se a integração dos dados, organizando-os de diferentes maneiras, inclusive em formas de fichas, que contem informações (marcadores). O mecanismo de interlinearização é usado para alinhar tudo, facilitando a possibilidade de interação com bancos de dados lexicais. Além da organização e da facilidade, o banco de dados representa, fundamentalmente, um excelente meio de documentação linguística, contribuindo para a preservação e resgate de línguas indígenas. A análise dos dados segue uma orientação estruturalista e funcional.
RESULTADOS:
Com a organização do material coletado, temos hoje importantes arquivos para documentação linguística que podem ser utilizados para a preservação da língua indígena. A partir dos dados gravados em arquivos em áudio e vídeo é possível, por exemplo, editar e produzir materiais com narrativas de um falante nativo, nos quais se pode acompanhar o que está sendo dito por meio de legendas sincronizadas com a fala em português e em parkatêjê. O banco de dados organizado pelo programa computacional Toolbox está em constante alimentação e já possui algumas dezenas de palavras devidamente classificadas, servindo também como importante meio de documentação da língua em questão.
CONCLUSÃO:
O trabalho de tratamento e organização de dados de uma língua, embora tenha um lado mecânico e até considerado "braçal", é também uma oportunidade de contato entre o estudioso e os materiais linguísticos em seus mais diversos aspectos fonético-fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos. Afora esse contato, o tratamento e organização dos dados com o subsequente armazenamento propicia uma boa oportunidade de pesquisa reforçada pelo suporte teórico que advém das leituras, em um movimento retrojetivo.
Instituição de Fomento: CNPq (Bolsa PIBIC/AF)
Palavras-chave: Parkatêjê, banco de dados, Toolbox.