62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UM NOVO OLHAR DO ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DA INTERNET
Ana Carolina Mattiuci 1
Edivânia Bezerra de Lima 1
Maria Romênia da Silva 1
Thyago Paulino dos Santos 1
Manoel Leonel de Oliveira Neto 1
Calistrato Soares da Câmara Neto 1
1. Diretoria de Educação e Ciências, Campus Natal Central - IFRN
INTRODUÇÃO:

O Ensino de Física nas escolas de Educação Básica tem apresentado vários problemas associados à metodologia e os recursos didáticos utilizados pelos professores para lecionar essa área da ciência.   Esse trabalho apresentará uma pesquisa realizada pela equipe RETA da Física e pelo Projeto Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Essa Pesquisa tem o objetivo de investigar as dificuldades encontradas no Ensino de Física em Escolas de Educação Básica assistidas por esse projeto e utilizar a Internet como uma alternativa para tornar o ensino dessa área da ciência mais dinâmica.  

METODOLOGIA:

O trabalho de pesquisa foi realizado em três etapas. A primeira delas foi realizada através da aplicação de questionários de avaliação do Ensino de Física e da utilização da Internet junto aos alunos de três escolas de Educação Básica assistidas pelo projeto PIBID do IFRN, sendo elas: a Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcanti, a Escola Estadual Atheneu Norte-Rio-Grandense e a Escola Estadual Professor Antonio Pinto de Medeiros.  A segunda etapa se constituiu do desenvolvimento de atividades de ensino de Física com a utilização do site RETA da Física nessas escolas. O último momento da pesquisa ocorreu através da aplicação de novos questionários para avaliar se essas atividades provocaram mudanças nas situações encontradas inicialmente. 

RESULTADOS:

Na primeira etapa da pesquisa, constatou-se que existe uma grande dificuldade na aprendizagem da Física pelos alunos que está relacionada a diversos fatores, tais como: abordagem tradicional e descontextualizada no ensino dessa disciplina, ausência de atividades experimentais, ausência de base matemática, etc. O segundo momento desse trabalho estimulou um maior interesse e envolvimento dos alunos dessas escolas no estudo da Física, sendo aprovado pela maior parte desses estudantes. Na última etapa, constatou-se um aumento significativo na aprendizagem dessa área da ciência por parte do corpo discente dessas escolas.  

CONCLUSÃO:

Ao final desse trabalho concluiu-se que a utilização da Internet no Ensino de Física contribuiu significativamente para aumentar o interesse dos alunos pela Física e também para a melhoria da aprendizagem dessa área da ciência.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Internet, Dificuldades, Aprendizagem.