62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE COAGULANTE E PROTEOLÍTICA DE EXTRATOS DE Ganoderma lucidum OBTIDOS POR FERMENTAÇÃO SEMI-SÓLIDA EM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS
Ana Júlia Porto de Macedo 1
Rosana Antunes Palheta 1
Andréa Cristiane Fischborn 1
Maria Francisca Simas Teixeira 2
1. Coleção de Cultura DPUA, ICB, Universidade Federal do Amazonas - UFAM
2. Doutora/Orientadora Coleção de Cultura DPUA, ICB, UFAM
INTRODUÇÃO:
Ganoderma lucidum é um macrofungo poliporo pertencente à família Ganodermataceae conhecido nos países asiáticos como fontes de produtos nutracêuticos e medicinais. Diversos trabalhos têm sido feitos a fim de identificar e caracterizar metabólitos com funções medicinais, como polissacarídeos, no entanto pouco foi estudado sobre a produção de enzimas por este fungo. A fermentação semi-sólida é um bioprocesso no qual dado organismo desenvolve-se sobre uma matriz sólida, geralmente orgânica sem a presença de líquido livre entre as partículas e permite a obtenção do produto desejado a partir de substratos de baixo custo como resíduos agroindustriais além da obtenção de compostos de interesse industrial como enzimas. Os fungos em geral são organismos altamente capazes de converter substratos orgânicos em compostos de fácil assimilação por meio da ação de enzimas, as quais têm diversas aplicações industriais. As proteases são enzimas que catalisam a hidrólise de ligações peptídicas de substratos protéicos estando entre os três maiores grupos de enzimas industriais comercializadas mundialmente. O objetivo deste trabalho foi determinar a atividade proteolítica e coagulante de extratos produzidos por G. lucidum em fermentação semi solida utilizando dois resíduos agroindustriais.
METODOLOGIA:
A cultura estoque de G. lucidum DPUA 1694 foi cedida pela coleção de cultura DPUA/UFAM, a reativação foi feita em placa de Petri contendo Ágar Batata Dextrose + Extrato de Levedura 0,5%. A fermentação semi sólida foi realizada em tubos de ensaio (20 cm x 2,5 cm), utilizando-se como substrato casca de cupuaçu e serragem suplementados com farelo de arroz nas proporções 0%, 10% e 20% utilizando um planejamento fatorial 22 completo com quatro repetições no ponto central. Três discos de cultura com 5 dias (ø = 7 mm) foram dispostos na superfície do substrato, os tubos foram incubados a 25oC no escuro. Aos 5, 10 e 15 dias de fermentação foi realizada a extração aquosa por filtração em tecido de algodão. O extrato obtido foi utilizado para determinação das atividades proteolítica (Leighton, 1973) e coagulante (Dahot, Khan, Memon, 1990). A atividade coagulante foi definida como a quantidade de enzima que coagula 1,0 mL de leite em 40 minutos a 50 ºC e foi calculada de acordo com a seguinte fórmula: F= L x 2.400/c x t, onde: L=o volume de leite utilizado (mL), c=a quantidade de coagulante adicionada (mL) e t=o tempo de coagulação em segundos. Uma unidade de atividade proteolítica foi definida como a quantidade de enzima capaz de produzir um aumento na absorvância de 1 em 1 hora a 440 nm.
RESULTADOS:
Os extratos apresentaram atividade coagulante no leite em pó desnatado, com média de 204 U/mL em Casca de cupuaçu e 216,5 U/mL em serragem. A maior atividade coagulante (452 U/mL) foi determinada no substrato composto somente por serragem. Em relação à atividade de protease foram determinados em média 0,45 U/mL em casca de cupuaçu e 0,27 U/mL em serragem. Comparando-se os extratos obtidos em casca de cupuaçu ou serragem a melhor atividade de protease (0,538 U/mL e 0,571 U/mL) foi determinada nos substratos com 20% de farelo de arroz (FA) aos 15 dias de fermentação, sendo que os extratos do fermentado em serragem suplementado com 10% de FA, aos 10 dias de fermentação não apresentaram diferença em relação aos mesmos extratos com 20% de FA aos 15 dias de fermentação. Esses resultados demonstram que o uso de resíduos agroindustriais como substrato para fermentação semi-solida por macrofungos é uma importante alternativa para a produção de enzimas coagulantes de interesse para aplicação na indústria de laticínios.
CONCLUSÃO:
O uso de resíduos agroindustriais como substrato para fermentação semi-sólida pelo macrofungo Ganoderma lucidum é uma importante fonte de enzimas coagulantes para a indústria de laticínios no que diz respeito a viabilidade econômica, por ser um resíduo de baixo custo e além ser uma alternativa ecológica por promover a reciclagem dos resíduos.
Instituição de Fomento: UFAM, CnPQ, FAPEAM
Palavras-chave: ENZIMAS, PROTEASES, SUBSTRATO AMAZÔNICO.