62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
CAMINHADA EDUCACIONAL: UMA VIVENCIA NO ENTORNO ESCOLAR NO BAIRRO DE CURCURANA, JABOATÃO DOS GUARAARAPES/PE.
Carlos Eduardo Araújo Rodrigues 1
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC/PMJG/PE
INTRODUÇÃO:
O presente estudo foi realizado com os alunos da Escola Municipal Walfrido Coelho, do ensino fundamental, das séries finais (7ª e 8ª), estimulada a partir da 1ª Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Educação do Município do Jaboatão dos Guararapes e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Dentre os aspectos visualizados, os Impactos Ambientais inquietaram os alunos pelos transtornos ocasionados a comunidade que vivem da atividade da coleta de frutas, pesca e do mangue. Ao longo dos anos não foram de conhecimento os transtornos que o homem vem provocando com a poluição visual e olfativa detectado durante a atividade. O estudo teve como objetivo despertar um olhar reflexivo e critico sobre as intervenções do homem no meio ambiente, bem como conscientizar os alunos da real situação em que estão envolvidos e dos valores que podem ser adquirido por pequenos gestos de cada individuo, numa iniciativa de buscar melhoria de prevenção ambiental na qualidade de vida.
METODOLOGIA:
A atividade foi realizada no dia 23 de outubro de 2009, onde nos reunimos as 08h no pátio de escola, aproximadamente 70 alunos, e as 08:30h seguimos na caminhada em destino a ponte em construção de acesso a praia do Paiva, Cabo de Santo Agostinho/PE. Durante a caminhada falamos sobre os impactos ambientais, isto numa perspectiva de entendermos os reflexos das ações que o homem vem provocando no meio ambiente a partir dos avanços tecnológicos e transformações ambientais. A Atividade foi vivida em três momentos; o 1º momento, foi uma aula expositiva sobre o tipo de atividade que seria vivenciado, com os objetivos e suas apreciações; no 2º momento, realizamos a Caminhada Educacional, procurando observar e registrar os detalhes de todo percurso a ser vencido; e no 3º momento, foi feita uma exposição com fotos e cartazes sociabilizando a experiência vivenciada aos demais alunos da escola.
RESULTADOS:
A Caminhada Educacional percorreu uma distancia aproximada de 07km. Foram estabelecidas regras e normas de segurança, como andar calçado e próximo ao professor e paradas para hidratação. O 1º aspecto identificado foi a alteração no monitoramento da freqüência cardíaca no exercício. Aferiu-se a FC de repouso e posteriormente a cada parada, relacionando-a a intensidade da caminhada em cada trecho. Outro aspecto encontrado foi o da desidratação. Durante uma atividade física, perde-se em media quase 2L de líquido por hora de exercício. Os fatores climáticos e alta intensidade do exercício contribuem para o aumento dessa perda. Quando sentimos sede já estamos em processo de desidratação. Assim, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos. Em alguns trechos encontramos trilha entre os manguezais que não permitia uma boa acessibilidade para caminhar. Isso afeta o comércio da região, prejudicando boa parte da população carente que de lá tira seu sustento. O lixo encontrado no percurso acarreta na destruição do ecossistema e uma diminuição da qualidade de vida dos moradores e freqüentadores da Comunidade.
CONCLUSÃO:
Identificamos que a realização das Caminhadas Educacionais Pedagógicas, aponta possibilidades para dinamizar as praticas pedagógicas da Educação Física Escolar numa perspectiva de operacionalizar um currículo emancipado em que os conteúdos específicos da disciplina podem e devem ser trabalhados além da bioatividade, numa visão mais ampla, que considerem os aspectos sociais, históricos e culturais envolvidos.
Palavras-chave: Educação Física, Caminhada Educacional, Impactos Ambientais .