62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
RECILCLAR PARA TORNAR O MUNDO MELHOR
Nelma Oliveira de Melo Correia 1
Adália Bacalhau Velloso da Silveira 2
1. Profa./Orientadora - Depto de Educação Artística-Escola Monsenhor Francisco Sall
2. Pfofa. Depto de Educação Física-Escola Monsenhor Francisco Salles
INTRODUÇÃO:
Percebemos que a degradação do meio ambiente é um fato presente em nossa realidade. Sendo assim, sentimos a necessidade de promover essa discussão no âmbito escolar, para que haja uma sensibilização do educando no que diz respeito ao lixo reciclável produzido pela sociedade e na maioria das vezes descartado sem controle. Promovemos na Escola Monsenhor Francisco Salles, da Rede Estadual no Recife-PE, um projeto que possibilitou resultados efetivos, em que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para o meio ambiente. É fundamental que o aluno desenvolva suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentais, colaborando para a construção de uma sociedade justa, em um ambiente saudável. Com conteúdos ambientais permeando a realidade da comunidade, a escola ajuda a sociedade a perceber sua responsabilidade social e desenvolver uma mudança prática em suas atitudes. O projeto teve como objetivo despertar a consciência crítica à responsabilidade de cada um, fazendo com que conhecimentos sobre Educação Ambiental sejam transformadores em atitudes e que reconheçamos a importância e obrigações de cada cidadão na preservação e manutenção do meio ambiente. Busca-se refletir a forma correta para a reutilização do lixo produzido.
METODOLOGIA:
Promovemos pesquisas com os alunos para estabelecer uma relação da Moda e da Expressão Corporal com o estímulo no conhecimento da identidade do sujeito, produzindo roupas e acessórios a partir da utilização de sucata. Esse material representava algum personagem e expressava os sentimentos e a maneira de pensar do seu autor. Posteriormente, foi realizado na escola um desfile de moda e coreografias temáticas. Desenhos de roupas e acessórios foram criados e expostos durante o evento, tudo que foi utilizado foi construído através de oficinas. Nessa confecção utilizamos papelão, fitas, tampinhas de garrafas, arames, palitos de madeira, pedaços de metal, garrafas PET, entre outros materiais recicláveis. Durante a preparação deste trabalho fizemos da nossa escola um ponto de recolhimento de acumuladores eletroquímicos da comunidade, arrecadando pilhas e baterias que antes seriam descartadas em lixos comuns. O educando foi levado a compreender os riscos que o descarte indiscriminado deste material pode provocar ao meio ambiente. Além do material produzido para o desfile e para as danças, foram criados brinquedos com garrafas PET. A realização de pesquisas nos levou a números alarmantes de casos da Dengue, a maioria provocada pelo lixo depositado erradamente e que comprovamos com gráficos.
RESULTADOS:
No decorrer das etapas de execução do nosso projeto, percebemos a adesão de novos alunos e das famílias, que intensificaram a arrecadação de materiais recicláveis em suas casas e nos arredores. A quantidade de lixo retirado das ruas que poderiam produzir objetos de utilidade doméstica ou de brinquedos impressionava cada vez mais os nossos alunos. Levando-os também a pesquisa e participação de uma campanha de prevenção contra a Dengue, na arrecadação de garrafas PET, pneus, latas e outros objetos que são descartados de forma desprogramada por nossa sociedade. Foram construídos novos conhecimentos acerca da cidadania em benefício da humanidade, da saúde pública e do meio ambiente; foi realizado um Desfile de Moda com roupas e acessórios totalmente construídos de material reciclado, onde observarmos vários talentos na criação, execução e exposição dessa moda reciclável. Coreografias apresentadas com um figurino produzido em oficinas de reciclagem expressaram através do movimento do corpo uma moda criativa e de fácil compreensão. Durante as oficinas foram proporcionadas para a comunidade novas formas de reduzir o desperdício, contribuindo para a formação de uma mentalidade que se preocupa com o meio ambiente.
CONCLUSÃO:
O trabalho foi realizado dentro de um contexto pedagógico: houve envolvimento das Professoras de Educação Artística e Educação Física, direção, coordenação pedagógica, pais e alunos. Buscamos executá-lo de forma interdisciplinar nas áreas de Geografia, Língua Portuguesa, História, Ética e Cidadania, Matemática. Pudemos, durante o trabalho de pesquisa, arrecadação e confecção de todo o material utilizado, construir um processo de socialização com a comunidade, transmitindo os conhecimentos e atitudes aprendidos na prática cotidiana da vida escolar. O projeto levou os alunos a refletirem sobre uma necessidade urgente de mudança na reutilização do lixo reciclável produzido na sociedade. Logo, atingimos nosso objetivo de contribuir com uma formação crítica e cidadã, gerando a certeza de que a degradação do meio ambiente tem que ser abordada de forma sistemática dentro e fora da escola.
Palavras-chave: Reciclagem, Arte e moda, Expressão e movimento.