62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFÚNGICA DO ÓLEO DE GERGELIM FRENTE À Candida albicans
Rosilene Rodrigues Santiago 1
Kattya Gyselle de Holanda e Silva 2
Fernanda Patrícia Gullo 3
Ana Marisa Fusco Almeida 3
Maria José Mendes Gianinni 3
Eryvaldo Sócrates Tabosa do Egito 1, 2
1. Prog. Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas - UFRN
2. Prog. Pós-graduação em Ciências da Saúde - UFRN
3. Prog. Pós-graduação em Biociências e Biotecnologia Aplicadas a Farmácia - UNESP
INTRODUÇÃO:

A candidíase é uma das afecções mais comuns em pediatria, acometendo principalmente os recém nascidos, prejudicando sua alimentação em uma das fases de desenvolvimento mais importante. As espécies de Candida causam várias síndromes clínicas denominadas candidíase.Geralmente as mais comuns são a candidíase oral e a candidíase invasiva, ocorrendo na maioria dos casos como uma doença oportunista. Sua etiologia é bem conhecida, há mais de 150 espécies de Candida já identificadas, sendo a principal causadora de infecção em seres humanos é a C. albicans. O óleo de gergelim é usado na indústria farmacêutica, de cosméticos e indústrias de alimentos. O seu principal uso em formulações farmacêuticas é como solvente na preparação das injeções intramuscular ou subcutânea de liberação sustentada, assim como substância auxiliar na preparação de cápsulas por via oral, sistemas de dispersão e pomadas tópicas. Estudos recentes, utilizando métodos modernos, revelaram os potenciais benefícios do gergelim para a saúde, como a atividade antioxidante, anti-hipertensivos, hipercolesterêmico, antineoplásicos e imunorregulação. A atividade antifúngica desse óleo não está bem documentada, dessa forma, este trabalho tem por objetivo avaliar essa atividade frente à Candida albicans.

METODOLOGIA:

Para a obtenção da solução de trabalho, inicialmente o óleo de gergelim foi diluído a 30% em DMSO. Uma nova diluição foi realizada, agora, em meio RPMI suplementado com 2% de glicose e na proporção de 1:1. Com a solução de trabalho pronta, o passo seguinte foi a montagem da microplaca com 96 poços. Em todos os poços foi colocado o meio RPMI suplementado com 2% de glicose. Nas colunas de 2 a 11 foram colocadas as diluições decrescentes do óleo. As colunas 1 e 12 serviram de controle, tendo sido a coluna 1 o controle negativo e a coluna 12 o controle positivo. Com a placa pronta, o inoculo foi preparado, de forma que, uma pequena quantidade de leveduras (Candida albicans ATCC 64548) foi suspensa em solução salina 0,85%, sendo ajustada de acordo com a escala 0,5 de McFarland, que equivale à concentração de 1x106 a 5x106 UFC/mL. Em seguida foi realizada a diluição 1:100 em meio RPMI com 2% de glicose, a fim de se obter uma concentração final na placa de 1 - 5x104. Após a montagem das placas, 100 µL desse inóculo foram colocados nas colunas 2 a 12 (por ser o controle negativo, na coluna 1 só estava presente o meio RPMI suplementado com 2% de glicose). Por fim, estas foram incubadas sob agitação, à 35 ± 2 ºC, durante 24 horas.

RESULTADOS:

As leituras foram realizadas após o período de incubação. Como a turvação não estava muito evidente, utilizou-se também o revelador Alamar Blue. Para as concentrações testadas, apenas as de 7,5 e 3,75% demonstraram atividade antimicrobiana contra Candida albicans, uma vez que apenas estes não ficaram turvos após as vinte e quatro horas de incubação, indicando ausência de crescimento do microrganismo no meio. Após a adição de Alamar Blue nos poços, estes resultados foram confirmados através da coloração azul, ao contrário dos demais poços que adquiriram coloração rosa, indicando viabilidade dos microrganismos ali presentes. Dessa forma, a concentração inibitória mínima foi de 3,75% para o óleo de gergelim.

CONCLUSÃO:

Os testes realizados para determinação da concentração inibitória mínima demonstraram que o óleo de gergelim tem ação antifúngica (fungicida) sobre a Candida albicans, provavelmente devido a presença de terpenóides na sua composição. Portanto, este óleo pode vir a ser usado como nova ferramenta no auxílio ao tratamento de candidíases.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Óleo de gergelim, Candida albicans, CIM.