62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 3. Engenharia Civil
RECICLAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Amanda Lys Matos dos Santos Melo 1
Eraldo Albuquerque de Oliveira 1
1. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - IF-AL
INTRODUÇÃO:

   Neste projeto, buscou-se pesquisar considerações quanto ao tratamento dos materiais inertes produzidos pela Construção Civil, tanto em situações de demolição quanto em desperdícios gerados nas etapas construtivas, buscando caracterizar o entulho para propor sua reciclagem, a fim de contribuir para o aperfeiçoamento desta. Além disso, irá ajudar de forma positiva no destino dos resíduos, pois, é uma tarefa que se torna ainda mais intensa em cidades com crescente incremento populacional. Assim, o presente projeto teve como objetivo a elaboração de propostas de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil para a cidade de Arapiraca-AL, a segunda maior cidade do Estado de Alagoas.

METODOLOGIA:

      O estudo exploratório foi restrito a canteiros de obras de algumas empresas construtoras da região da cidade de Arapiraca-AL, nordeste do Brasil.

      Além do porte, a pesquisa foi delimitada no setor de Edificações.

     Este projeto seguiu, de maneira geral, os passos descritos a seguir.

     Tratou-se de uma ampla pesquisa a ser executada em três partes distintas:

     Na primeira parte, buscou-se diagnosticar o entulho gerado nos canteiros de obras. Para tanto, foram levantadas informações sobre volume, características e destino do entulho junto às empresas construtoras e, também, transportadoras desse resíduo industrial.

     Na segunda parte foi posta em curso uma consiste revisão bibliográfica sobre as experiências anteriores na reciclagem de entulho, buscando subsídios no intuito de embasar solidamente tanto as ações a serem desenvolvidas ao longo do trabalho, como o entendimento dos fenômenos observados durante o mesmo.

     A terceira etapa foi experimental e buscou caracterizar o entulho e propor sua reciclagem pela incorporação do mesmo em materiais e componentes construtivos.

RESULTADOS:

  Diagnóstico do entulho:

- Foi determinado às características e o volume do entulho gerado pelas atividades de construção civil na região de abrangência da pesquisa;

  Bibliografia e estudo:

- Foi discutida a proteção ambiental através da reciclagem de resíduos sólidos da Construção Civil com base no setor produtivo regional;

- Foram analisadas experiências anteriores na reciclagem de entulho;

- Foram identificadas as medidas que estão sendo adotadas pelas empresas construtoras e pelo poder público para o gerenciamento dos resíduos de construção e demolição;

  Caracterização e proposta de destino adequado:

- Foram construídas alternativas viáveis técnicas e economicamente para o aproveitamento do entulho gerado nos canteiros de obra de algumas empresas construtoras da cidade selecionada.

 

CONCLUSÃO:

  As propostas de reciclagem geraram novos produtos que poderão ser incrementados a Construção Civil. Essa reciclagem proposta, do ponto de vista econômico é lucrativa. Do ponto de vista social, poderá ser apontada como uma alternativa positiva para a geração de emprego e renda. E do ponto de vista ambiental, diminuirá a gravidade do acúmulo desordenado dos resíduos sobre o solo.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas¬-FAPEAL
Palavras-chave: Resíduos, Construção Civil, Reciclagem.