62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UMA TRAJETÓRIA DOS SABERES DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA - um olhar histórico sobre a educação em Pernambuco
Risocleide Pereira Bezerra Rodrigues 1
Marluce Jaques de Albuquerque 2, 3
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Universidade Federal de Pernambuco
3. Universidade Católica de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Esse estudo suscitou questões relacionadas à educação oferecida pelo Estado de Pernambuco, tomando como referência os documentos que constituem a sua proposta base para o Ensino Médio, os saberes inerentes ao docente de Língua Portuguesa e identificando traços que compõem a identidade de ambos. Objetivou reunir as concepções de docente, de ensino da Língua Portuguesa e os saberes inerentes a eles, explorando os conceitos-chaves identidade, saberes docentes que os norteiam e o corpus em questão: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Teórico-Metodológicas, e a Base Curricular Comum da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. O interesse pelo Ensino Médio decorre da necessidade de se ter uma visão mais global dessa fase tão importante da escolarização e também da hipótese de que os sujeitos desconhecem os perfis esperados pela educação para atender ao contexto atual de globalização e mediação simbólica. Esse trabalho aceitou o desafio, não de construir uma imagem pública dos docentes - até porque esta foi e continua sendo construída pelos próprios e pela sociedade -, mas para demonstrar o perfil esperado para esses sujeitos (docente-aluno) que atuam no contexto atual, considerado por alguns como a era dos extremos, das incertezas, das utopias.
METODOLOGIA:
Procedeu-se à análise qualitativa dos documentos oficiais (Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCN, as Orientações Teórico-Metodológicas - OTM, e a Base Curricular Comum da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias - BCC) que regulamentam, até certo ponto, o ensino de Língua Portuguesa (LP) oferecido pelo Estado de Pernambuco para o Ensino Médio. Como se tratam de documentos-parâmetros, considerou-se o essencial para a construção do perfil de professor-aluno. Assim, pode-se dizer que os sujeitos foram ad hoc, pois são todos os que participam da educação nesse Estado. As estratégias de análise partiram de descrição da visão geral dos documentos e depois da análise particular de cada um individualmente.
RESULTADOS:
As OCN, OTM e BCC apresentam a proposta do ensino de LP dividido em cinco eixos de conteúdos: Produção e compreensão de textos orais - promover práticas de oralidade; Leitura e compreensão de textos - aprofundar as habilidades de leitura; Produção de textos escritos - desenvolver habilidades de produzir textos escritos, simples ou complexos, de variados gêneros e funções, adequados aos interlocutores, aos objetivos, à natureza do assunto e às condições de produção; Análise linguística e reflexão sobre a língua - proporcionar práticas de análise da língua em uso; e Literatura - Propiciar a compreensão, via texto literário, das formas de construção da significação. Como se vê, tal proposta está de acordo com o paradigma da interação e da reflexão crítica, das práticas contextualizadas, que favorecem a leitura, a compreensão, e a produção de sentidos, de novos saberes. Percebe-se que começa a tomar corpo a identidade do Ensino Médio, através dos objetos mínimos de ensino, porém esta só será legitimada quando também assumida pelos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem e na comunidade escolar como um todo. Oportunidades, inclusão e liberdade se darão pelo exercício da linguagem que dota o sujeito da capacidade de participar da (re)construção da sociedade e da cultura.
CONCLUSÃO:
Os documentos-parâmetros sinalizam para a necessidade de se compreender e assegurar a relevância do docente na construção de práticas pedagógicas, com base no princípio de que ensinar e aprender são ações sociais, pressupondo, para o docente de LP, uma permanente e contínua formação científica e pedagógica, por meio da qual possa construir uma compreensão sobre seu objeto de trabalho e sobre sua identidade docente. E, para o aluno, o papel de co-autor nessa construção. No entanto, essa é a perspectiva teórica; na prática, muitos dos docentes nem a conhecem ou, se a conhecem, não compreendem o seu papel de reconstrutores de um outro modo de contribuir para a formação dos estudantes e prepará-los para a vida, para a cidadania, a planetaridade, a sustentabilidade, a virtualidade, a contraditória globalização, a dialogicidade. Os saberes de LP mudaram consideravelmente acompanhando a dinâmica de mudanças que a linguagem sofreu e deu um novo formato aos outros saberes, em função do papel de destaque que essa área ocupa num mundo complexo, competitivo e globalizado. Urge a necessidade de assumir uma identidade para além da imagem pública ou das prescrições das políticas públicas de formação ou aperfeiçoamento. Para tal, os sujeitos devem ser sujeitos de suas ações.
Palavras-chave: Educação em Pernambuco, Identidade Docente e Formação de Professores, Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio.