62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
UMA TRAJETÓRIA DOS SABERES DOCENTES DE LÍNGUA PORTUGUESA - um olhar histórico sobre a educação em Pernambuco |
Risocleide Pereira Bezerra Rodrigues 1 Marluce Jaques de Albuquerque 2, 3 |
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco 2. Universidade Federal de Pernambuco 3. Universidade Católica de Pernambuco |
INTRODUÇÃO: |
Esse estudo suscitou questões relacionadas à educação oferecida pelo Estado de Pernambuco, tomando como referência os documentos que constituem a sua proposta base para o Ensino Médio, os saberes inerentes ao docente de Língua Portuguesa e identificando traços que compõem a identidade de ambos. Objetivou reunir as concepções de docente, de ensino da Língua Portuguesa e os saberes inerentes a eles, explorando os conceitos-chaves identidade, saberes docentes que os norteiam e o corpus em questão: Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Orientações Teórico-Metodológicas, e a Base Curricular Comum da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias. O interesse pelo Ensino Médio decorre da necessidade de se ter uma visão mais global dessa fase tão importante da escolarização e também da hipótese de que os sujeitos desconhecem os perfis esperados pela educação para atender ao contexto atual de globalização e mediação simbólica. Esse trabalho aceitou o desafio, não de construir uma imagem pública dos docentes - até porque esta foi e continua sendo construída pelos próprios e pela sociedade -, mas para demonstrar o perfil esperado para esses sujeitos (docente-aluno) que atuam no contexto atual, considerado por alguns como a era dos extremos, das incertezas, das utopias. |
METODOLOGIA: |
Procedeu-se à análise qualitativa dos documentos oficiais (Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - OCN, as Orientações Teórico-Metodológicas - OTM, e a Base Curricular Comum da área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias - BCC) que regulamentam, até certo ponto, o ensino de Língua Portuguesa (LP) oferecido pelo Estado de Pernambuco para o Ensino Médio. Como se tratam de documentos-parâmetros, considerou-se o essencial para a construção do perfil de professor-aluno. Assim, pode-se dizer que os sujeitos foram ad hoc, pois são todos os que participam da educação nesse Estado. As estratégias de análise partiram de descrição da visão geral dos documentos e depois da análise particular de cada um individualmente. |
RESULTADOS: |
As OCN, OTM e BCC apresentam a proposta do ensino de LP dividido em cinco eixos de conteúdos: Produção e compreensão de textos orais - promover práticas de oralidade; Leitura e compreensão de textos - aprofundar as habilidades de leitura; Produção de textos escritos - desenvolver habilidades de produzir textos escritos, simples ou complexos, de variados gêneros e funções, adequados aos interlocutores, aos objetivos, à natureza do assunto e às condições de produção; Análise linguística e reflexão sobre a língua - proporcionar práticas de análise da língua em uso; e Literatura - Propiciar a compreensão, via texto literário, das formas de construção da significação. Como se vê, tal proposta está de acordo com o paradigma da interação e da reflexão crítica, das práticas contextualizadas, que favorecem a leitura, a compreensão, e a produção de sentidos, de novos saberes. Percebe-se que começa a tomar corpo a identidade do Ensino Médio, através dos objetos mínimos de ensino, porém esta só será legitimada quando também assumida pelos sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem e na comunidade escolar como um todo. Oportunidades, inclusão e liberdade se darão pelo exercício da linguagem que dota o sujeito da capacidade de participar da (re)construção da sociedade e da cultura. |
CONCLUSÃO: |
Os documentos-parâmetros sinalizam para a necessidade de se compreender e assegurar a relevância do docente na construção de práticas pedagógicas, com base no princípio de que ensinar e aprender são ações sociais, pressupondo, para o docente de LP, uma permanente e contínua formação científica e pedagógica, por meio da qual possa construir uma compreensão sobre seu objeto de trabalho e sobre sua identidade docente. E, para o aluno, o papel de co-autor nessa construção. No entanto, essa é a perspectiva teórica; na prática, muitos dos docentes nem a conhecem ou, se a conhecem, não compreendem o seu papel de reconstrutores de um outro modo de contribuir para a formação dos estudantes e prepará-los para a vida, para a cidadania, a planetaridade, a sustentabilidade, a virtualidade, a contraditória globalização, a dialogicidade. Os saberes de LP mudaram consideravelmente acompanhando a dinâmica de mudanças que a linguagem sofreu e deu um novo formato aos outros saberes, em função do papel de destaque que essa área ocupa num mundo complexo, competitivo e globalizado. Urge a necessidade de assumir uma identidade para além da imagem pública ou das prescrições das políticas públicas de formação ou aperfeiçoamento. Para tal, os sujeitos devem ser sujeitos de suas ações. |
Palavras-chave: Educação em Pernambuco, Identidade Docente e Formação de Professores, Ensino da Língua Portuguesa no Ensino Médio. |