62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
DISCUSSÃO SOBRE POSTURAS FRENTE AOS ACIDENTES DE TRABALHO: INSTITUIÇÃO X SERVIDOR
Eunice Fernandes da Silva 1, 2
Luzia da Silva Medeiros 1
Rafaela Antunes Peres 1
Sheilla Cristina Maia Teixeira 1
Soraia Maria Medeiros 2
Tatiana Maria Nóbrega Elias 1, 2
1. Hospital de Pediatria Profº Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED-UFRN)
2. Programa de Pós Graduação em enfermagem - UFRN - Mestrado
INTRODUÇÃO:
O processo de valorização do servidor, abrange o ambiente físico, recursos materiais e tecnológicos e principalmente, a essência humana. Os agravos à saúde do trabalhador englobam além dos acidentes de trabalho, a doença profissional e/ou relacionada ao trabalho. Sobre a saúde do trabalhador existe certa complexidade, onde numa visão holística, é importante a análise deste no ambiente onde desenvolve suas atividades. Na tentativa de relacionar os problemas de saúde com as condições de trabalho do servidor, iniciamos uma discussão acerca do índice dos acidentes de trabalho no Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra a partir dos registros da incidência desses em período determinado. Com isso busca-se discutir a postura do servidor e dos gestores frente a tais acidentes. O ambiente hospitalar predispõe o trabalhador a diversos tipos de acidentes, sendo então necessário instituir medidas preventivas e de controle destes de maneira efetiva. No ano de 2009 foi aprovado o decreto 6833 que regulamenta o sistema integrado de atenção à saúde do servidor público federal - SIAS, que preconiza a integração de ações e programas nas áreas de assistência e acompanhamento à saúde do servidor.
METODOLOGIA:
Caracteriza-se uma Análise Reflexiva com abordagem qualitativa, realizado no Hospital de Pediatria Prof° Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED-UFRN), em Natal/RN. Nesse estudo foi feita uma discussão analítica dos resultados obtidos a partir do Perfil Epidemiológico dos acidentes de Trabalho ocorridos nessa instituição, no período de 2004 a 2008 (MORORÓ et al, 2008). As informações foram obtidas mediantes aos resultados do Perfil Epidemiológico e observação em serviço das posturas profissionais.
RESULTADOS:
Foram notificados 31 acidentes de trabalho no período de 2004 a 2008 nesta instituição hospitalar de ensino, sendo 97% destes relacionados a execução de procedimentos, tendo como principais causas: Punção venosa periférica, coleta de sangue, preparo e administração de medicamentos, reencape de agulhas e descarte de material, e 3% relacionados a outras causas, observando-se que estes trouxeram alguns prejuízos aos trabalhadores, identificando algumas lacunas no que se refere a educação em serviço, em relação a importância de se trabalhar de forma preventiva, no entanto tais dados não causaram impacto no que se refere a uma prática reflexiva por parte dos profissionais, nem tampouco por parte da instituição empregadora, com vistas a prevenção desses acidentes. Observando a prática dos profissionais de saúde, abstraiu-se que ainda existe imprudência e negligência, tendo em vista a ocorrência de omissão do próprio profissional em comunicar o acidente para que seja dado os encaminhamentos necessários, uma vez que este não considera importante tal conduta. Essa postura denota a necessidade de ações educativas emergentes que favoreçam a conscientização por parte da equipe como um todo e que possam afinar e aprimorar técnicas, já que o maciço dos erros está intimamente relacionado a execução inadequada e imprecisa destas.
CONCLUSÃO:
Esse estudo enfatiza a desvalorização do profissional de saúde e a pouca mobilização no que se refere a ações que suscitem uma maior apreensão frente aos acidentes de trabalho, mesmo que na atualidade, esse assunto venha se fortalecendo cada vez mais. O cuidado ao ser humano/servidor não deve ser realizado somente para reparar danos físicos e favorecer a sua recuperação, destaca-se a relevância de se buscar a aplicabilidade do SIAS, como já foi dito anteriormente e que o mesmo seja visto em sua totalidade, reavivando cada vez mais seu desenvolvimento espiritual, moral, social e pessoal à medida que se reascende continuamente o interesse do cuidado pelo próximo. Cabe destacar que a promoção de mudanças não depende apenas da melhoria nas condições da produção e do uso da mão-de-obra, mas também na maneira de se entender essa realidade em transformação (Mendes e Dias, 1991).
Palavras-chave: Acidente de trabalho, Enfermagem, Saúde do trabalhador.