62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 4. Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - 4. Recursos Pesqueiros Marinhos
COMUNIDADE DE PEIXES DE SÃO CRISTÓVÃO (AREIA BRANCA/RN) E SIMILARIDADE ICTIOFAUNÍSTICA ENTRE PRAIAS ARENOSAS DO BRASIL.
Carlos Antônio Bezerra da Silva Júnior 1
Arthur Freire Amorim 1
Natália Carla Fernandes de Medeiros Dantas 1
Guelson da Silva Batista 1
Caroline Vieira Feitosa 1
1. Depto. de Ciências Animais, Universidade Federal Rural do Semi-Árido -UFERSA
INTRODUÇÃO:
As praias arenosas são classificadas como o ecossistema sedimentar mais amplo e distribuído, estão entre os ambientes mais dinâmicos, além disto, compõem grande parte da zona costeira de vários países. Muitas espécies de peixes utilizam as praias arenosas como áreas de crescimento, reprodução e recrutamento, uma vez que os juvenis encontram neste ambiente alimento disponível e proteção contra predadores devido à turbidez e baixa profundidade. Dos poucos trabalhos brasileiros que estudaram a ictiofauna em ambientes praiais a maioria se concentrou na descrição da estrutura da comunidade e suas variações espaciais e temporais. Poucos investigaram a ecologia trófica, a variação entre o dia e a noite ou ainda a influência do morfodinamismo praial sobre os peixes e nenhum enfocou a comparação da ictiofauna de praias arenosas ao longo de um gradiente latitudinal. O conhecimento sobre a comunidade de peixes do Rio Grande do Norte é bastante escasso, principalmente no que se refere ao litoral norte do estado (Costa Branca). A presente pesquisa tem como objetivo registrar a ictiofauna da praia de São Cristóvão e analisar a similaridade entre as comunidades de peixes de praias arenosas de diversas regiões do Brasil.
METODOLOGIA:
Na praia de São Cristóvão, pertencente ao município de Areia Branca (litoral da Costa Branca -RN), foram realizados arrastos mensais com 30 minutos de duração, paralelos à linha da costa, na direção da corrente, no período de dezembro de 2009 a março de 2010. Foi utilizada uma rede-de-arrasto com portas, com 15 m de comprimento e 8.60 m de largura e abertura de malha de 4 cm, puxada por um camaroneiro com motor de 46 Hp e 6 cilindros com velocidade de 2.5 nós. Os peixes capturados foram identificados, pesados e medidos no seu comprimento total e padrão. Após um levantamento bibliográfico, foram selecionadas publicações que tratavam de levantamentos ictiofaunísticos brasileiros, com ênfase nas praias arenosas. As áreas de estudo incluíram várias localidades da região Nordeste (RN e PE), Sudeste (RJ) e Sul (PR, SC, RS). A análise de agrupamento foi utilizada para comparar a similaridade entre as praias arenosas dessas localidades do Brasil. O critério de agrupamento empregado foi o wpgma e o coeficiente utilizado foi o de similaridade de Sorensen. A interpretação foi efetuada por análise visual do dendrograma, onde o mesmo foi produzido através do programa MVPS (Multi-Variate Statistical Package) versão 3.1.
RESULTADOS:
A ictiofauna da praia de São Cristóvão está composta por 38 espécies, pertencentes a 34 gêneros e 22 famílias. As famílias com maior número de espécies foram Sciaenidae (7) e Ariidae (5). O gênero mais representativo foi Stellifer (3 espécies). Os resultados da análise de agrupamento de peixes de diversas praias arenosas estão baseados a partir de publicações científicas, totalizando 255 espécies, pertencentes a 154 gêneros e 74 famílias e seis estados brasileiros. Quanto à similaridade da diversidade de peixe, foram observados três grupos: um formado pelos estados da região Nordeste (RN e PE), o segundo pelos estados do Sul e Sudeste e o terceiro pelo RS, com coeficientes equivalentes a 0,434, 0,502 e 0,143, respectivamente. Pode-se afirmar que ao longo de um gradiente latitudinal, as comunidades íctias de praias arenosas são distintas. No entanto, como era esperado verificou-se uma maior similaridade entre as comunidades das regiões Nordeste e Sudeste/Sul. É sabido que a diversidade aumenta com a proximidade do equador, fato que corrobora os resultados desta pesquisa, uma vez que a ictiofauna de Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram as mais distintas e menos diversas.
CONCLUSÃO:
A ictiofauna da praia de São Cristóvão apresenta alta diversidade e as famílias mais representativas coincidem com aquelas observadas em praias arenosas de outras regiões. As comunidades íctias de algumas localidades brasileiras apresentaram-se distintas ao longo de um gradiente latitudinal e menos diversificada à medida que se distanciavam do equador. Embora a presente pesquisa tenha gerado um conhecimento básico, em termos de diversidade, é fundamental para desenvolver modelos que possam ser atrelados e melhor compreendidos para a preservação de determinados ecossistemas.
Palavras-chave: Ictiofauna, Praias arenosas, Diversidade.