62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO MOVA ABC: NOVO CENÁRIO, NOVOS ATORES
Edna Prado 1
Giselle Bueno 2
1. Universidade Federal de Alagoas
2. Universidade de São Paulo
INTRODUÇÃO:

O artigo apresenta a experiência do MOVA-Regional na região do ABCD paulista, criado a partir de 1995, procurando estabelecer um diálogo entre suas proposições e características e as dos movimentos de alfabetização de jovens e adultos surgidos nas décadas de 60 e 70 do século XX. Neste sentido, analisa as principais especificidades e lacunas do MOVA e apresenta elementos que caracterizam uma nova forma de inserção do educador no movimento popular: no passado, caracterizado mais pelo engajamento político-social; no presente, mais por uma questão de sobrevivência econômica. Ao apontar a precarização do trabalho docente como uma diferença de perspectiva, o texto defende a hipótese de que, nessa mudança, reside uma das causas do insucesso da ação do MOVA-Regional nos anos recentes.

METODOLOGIA:

Entrevistas, documentos e dados censitários foram utilizados na análise, tendo como referenciais a legislação e os estudos e pesquisas desenvolvidos na perspectiva educacional freireana. A literatura sobre o tema, Beghin (2005), Gentili (1996), Gohn (1999; 2005), Touraine (2006) contribuiu com os fundamentos para a realização da análise com vistas a avaliar em que medida o MOVA-Regional foi se afastando das idéias originais de Paulo Freire sobre a participação social na alfabetização de jovens e adultos, via movimento popular. Embora em vários momentos a pesquisa considere as tendências político-curriculares de um período mais abrangente, seu foco recai sobre as mudanças no período de 2000 a 2004.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos mostram que o MOVA-Regional se distancia dos movimentos populares de alfabetização de adultos dos anos 60 do século XX, entre outros motivos, por não respeitar as diferenças espaciais, históricas e ideológicas que nortearam a criação de seus precursores. Enquanto os primeiros movimentos e o MOVA-SP iniciaram suas atividades a partir de movimentos populares já existentes, o MOVA-Regional tem sua criação vinculada à iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Os conceitos freireanos de cidadania, participação popular e alfabetização são, muitas vezes, incorporados à luz das orientações neoliberais que, desde o início dos anos 90 do século XX, têm influenciado a educação nacional como um todo e passam a ser utilizados a partir da lógica mercadológica. Neste sentido, o MOVA-Regional tem contribuído para a redução dos investimentos públicos nas três esferas governamentais na área da educação de adultos desde a sua criação; o voluntariado empresarial, tão defendido pelos gestores do movimento, parece assemelhar-se mais à capacidade que a própria ideologia neoliberal tem para dar respostas às mazelas sociais que ela mesma produz do que efetivamente para promover a universalização da cidadania.

CONCLUSÃO:

O presente artigo, ao caracterizar o MOVA-Regional, sua história, execução e analisar sua reconfiguração considerando o contexto de mudanças sociais e políticas, no qual se sobressaem: a precarização do trabalho, inclusive o docente; a subsunção da educação aos receituários neoliberais e a perda do vigor teórico e prático do pensamento crítico-emancipatório, não se mostra contrário ao grande poder de mobilização social que ele possui. O desafio é redirecionar esse poder para ações que efetivamente sejam de interesse das camadas sociais mais populares. A análise aqui apresentada também não se mostra contrária à participação dos movimentos populares, quaisquer que sejam eles. Entretanto, acredita ser indispensável a análise dos problemas inerentes ao movimento em função do atual cenário político-econômico e de seus possíveis redirecionamentos na busca de uma nova e melhor qualidade social para a educação brasileira em todos os seus níveis, condição indispensável para a criação de um país mais justo e verdadeiramente democrático.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos , Movimento Social, MOVA-Regional.