62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
CARACTERIZAÇÃO DO CICLO SONO E VIGÍLIA DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS EM NATAL/RN
Aline Silva Belísio 1
Fernanda Fernandes Kolodiuk 1
Jane Carla de Souza 1
Ivanise Cortez de Sousa Guimarães 1
Fernando Mazzilli Louzada 2
Carolina Virginia Macêdo de Azevedo 1
1. Depto. de Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte / UFRN
2. Depto. de Fisiologia, Universidade Federal do Paraná / UFPR
INTRODUÇÃO:

Durante a infância ocorrem modificações biológicas no ciclo sono e vigília. Essas modificações sofrem influencia de fatores sociais, como o horário escolar, e são compensadas por comportamentos realizados habitualmente na hora de dormir, chamados rituais da hora de dormir. O ciclo sono e vigília e os hábitos de sono nessa idade diferem entre os gêneros, contudo a influência do tipo de escola sobre esses parâmetros é desconhecida. Assim, o objetivo desse estudo foi caracterizar o ciclo sono e vigília de crianças que estudam pela manhã na escola pública e privada na educação infantil em Natal/RN.

METODOLOGIA:

Participaram da pesquisa 85 crianças do turno matutino, 40 da escola pública e 45 da privada, entre 4-6 anos. As escolas privadas iniciavam à aula entre 7:00 h e 7:30 h e terminavam entre 11:00 h e 11:30 h, enquanto nas escolas públicas o horário era entre 7:00 h e 11:00 h. Após aprovação pelo comitê de ética, a pesquisa foi realizada em duas etapas: 1° etapa, reunião com os pais/responsáveis, para entrega do termo de consentimento e caracterização dos hábitos gerais de sono, com a aplicação do questionário de hábitos de sono e classificação econômica; e 2° etapa, caracterização do padrão de sono, pelo diário de sono durante 7 dias e pela observação comportamental em sala de aula durante 5 dias (primeira observação: 07:35-08:20 h; segunda observação: 09:45-10:35 h). Os comportamentos observados foram bocejo, esfregar o olho, espreguiçar e debruçar sobre a mesa. Os questionários foram preenchidos pelos pais/responsáveis.

 

RESULTADOS:
A maioria das crianças da escola pública dorme na mesma cama com os pais mais de 2 vezes na semana, enquanto que a maioria das crianças da escola privada dormem no quarto sozinhas (X 2, p<0,05). Provavelmente isso ocorre devido ao baixo nível econômico das crianças da escola pública, onde as crianças compartilham o quarto com muitas pessoas dificultando a boa higiene do sono. Para os rituais da hora de dormir, um maior percentual de crianças da escola pública ingere leite, vai ao banheiro e usa algum objeto especial mais de 2 vezes na semana em relação àquelas crianças que estudam na escola privada, que escutam estórias e requerem a presença dos pais no quarto (X 2, p<0,05). Esses rituais são realizados habitualmente para facilitar a transição da vigília para o sono. A maioria das crianças da escola pública vai para a cama, levanta mais cedo e passa mais tempo na cama durante a semana (Mann-whitney, p<0,05), além de apresentar uma menor freqüência de cochilo em relação às crianças da escola privada (X 2,p<0,05). A frequência de bocejo, esfregar o olho e espreguiçar nas crianças da escola privada foi maior no 1° horário de observação em relação à escola pública (Mann-whitney, p<0,05).
CONCLUSÃO:

As crianças realizam rituais antes da hora de dormir e a freqüência desses rituais difere entre as escolas. A diferença entre as crianças quanto ao tipo de escola com relação aos horários de sono e sonolência pode resultar dos diferentes horários de início da aula, além de sinalizar uma privação parcial de sono.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Ciclo sono e vigília, Crianças, Escola.