62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
REFLORESAMENTO DA VEGETAÇÃO CILIAR COMO PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAEM DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Kauby Feitosa dos Santos 1
Cléria Mendonça de Moraes 1
Ivanise Maria Rizzatti 1
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira 1
André Camargo de Oliveira 1
1. Universidade Estadual de Roraima - UERR
INTRODUÇÃO:

Atualmente, o foco central das discussões está relacionado ao clima e suas mudanças, e o homem é o principal causador de visíveis alterações do clima. A química ambiental, um tema atual e relevante, pode surgir como alternativa para o ensino de química através da educação ambiental e assim contribuir para o processo de construção da cidadania na disciplina de química, abordando temas como aquecimento global, efeito estufa, desmatamentos e queimadas, reflorestamento e vegetação ciliar, educação e saúde ambiental, entre outros.

Este trabalho tem como objetivo incentivar os alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Rorainópolis, em Roraima, buscando alternativas para a recuperação da vegetação ciliar às margens do rio Anauá para a prática da educação ambiental, visando a preservação do meio ambiente através da sensibilização e interação da escola com a sociedade. Desta forma, o ensino de Química não fica centrado apenas na sala de aula e a comunidade escolar é incentivada para o trabalho de campo, despertando no aluno o interesse por fatores que envolvem o meio ambiente. Propiciando uma nova interação entre a aprendizagem de química e a educação ambiental, e sensibilizando a população sobre a possiblidade do homem se relacionar com o meio ambiente sem degradá-lo.

METODOLOGIA:

No desenvolvimento do trabalhou utilizou-se a metodologia exploratória, descrevendo a situação da mata ciliar em um afluente do Rio Anauá, localizado no município de Rorainópolis em Roraima, e relacionando este tema ao ensino, aprendizagem de química e educação ambiental através da abordagem qualitativa. Desta forma, elaborou-se uma pesquisa de caráter descritivo envolvendo professores de Química, 15 alunos da 1ª série, 10 da 2ª série e 25 da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual José de Alencar, moradores, pescadores e ribeirinhos do rio Anauá e autoridades municipais relacionadas ao meio ambiente.Os procedimentos adotados durante a elaboração desta pesquisa incluíram levantamento bibliográfico do tema em questão, visitas prévias às margens do rio Anauá para avaliar a situação de desmatamento da vegetação ciliar de um afluente próximo ao rio, entrevistas com pescadores sobre a importância do rio Anauá e com o secretário de meio ambiente de Rorainópolis, e aplicação de questionários aos professores de química e 50 alunos do ensino médio. Além disso, foram elaboradas propostas às autoridades municipais para implantação de programas de reflorestamento da vegetação ciliar dos rios e estratégias para a prática de educação ambiental com a comunidade em geral.

RESULTADOS:

A avaliação dos questionários aplicados aos docentes de química da Escola Estadual José de Alencar sobre a abordagem das questões ambientais em sala de aula, mostrou que os professores não fazem a integração dos problemas ambientais, apesar de 67% dos professores não abordarem o tema educação ambiental nas aulas de química, eles sabem da grande influência do tema na aprendizagem dos alunos. Em relação à afinidade pela disciplina de química, a pesquisa mostrou que 54% dos alunos da 1ª série, 65% dos alunos da 2ª série e 54% dos alunos da 3ª série não tem interesse pela disciplina, porém, este percentual diminui quando os conteúdos de química estão relacionados ao tema educação ambiental.

Em relação aos demais entrevistados, verificou-se que todos tem noção da importância do rio Anauá para o município e sabem da necessidade de preservar a vegetação às margens do rio. Visto que muitas famílias dependem do rio para a sua sobrevivência. Observou-se que em muitos pontos do rio Anauá a mata ciliar apresenta-se conservada, porém, em alguns locais já existem sinais de assoreamento, sendo necessário ser trabalhado propostas de conservação e preservação das espécies ameaçadas de extinção a partir de palestras nas escolas e comunidades locais. 

CONCLUSÃO:

Analisando os resultados notou-se que a interação entre a química e o meio ambiente ocorreu sob aspectos do ponto de vista ambiental e educacional.

Sob o ponto de vista ambiental, a maior parte de área de preservação permanente (APP) não é respeitada segundo o Novo Código Florestal (Lei no 116 de 2009), e foram observadas diversas perturbações antrópicas próximas do ambiente pesquisado, que comprometem a qualidade da água do rio Anauá que futuramente abastecerá a cidade de Rorainópolis, além disso, essas atividades humanas trazem impactos ambientais irreversíveis para o ecossistema.

Em contrapartida, do ponto de vista educacional, verificou-se que o ensino e a aprendizagem dos alunos em relação às disciplinas de química quando relacionado ao tema educação ambiental foi satisfatória, mostrando que a inter-relação dos temas auxilia no aprendizado dos alunos, além de sensibiliar os mesmos para as questões que envolvem o meio ambiente.

Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover simultaneamente o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver adaptada às situações da vida real da cidade, ou do meio em que vivem aluno e professor.

Palavras-chave: Ensino de Química, Educação Ambiental, Vegetação Ciliar.