62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
UMA ESTRATÉGIA PARA TRAÇAR O PERFIL INTELECTUAL DO EDUCANDO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM EDULIVRE.
Humberto Rabelo 4, 1, 3
Leônidas Leão Borges 2
Wolgrand Cardoso Braga Junior 4, 3
Ed Porto Bezerra 4
Tatiana Aires Tavares 4, 3
Guido Lemos de Souza Filho 4, 3
1. DCEA - CERES - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
2. Departamento de Educação - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
3. LAVID - Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital - UFPB
4. Departamento de Informática - Universidade Federal da Paraíba - UFPB
INTRODUÇÃO:
Este trabalho vem sendo realizado no LAVID (Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital), da Universidade Federal da Paraíba, na cidade de João Pessoa - PB, através do projeto EDULIVRE (Tecnologias Educacionais Criativas Livres), e tem a finalidade de relatar o desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem, e mais especificamente a funcionalidade do sistema que permite traçar um perfil intelectual do educando, pautado na teoria das inteligências múltiplas proposta por Howard Gardner. O Projeto EDULIVRE visa desenvolver artefatos tecnológicos para Educação, especialmente Educação Infantil, através da concepção, desenvolvimento e implementação de aplicações dinâmicas associadas a modelos sustentáveis, envolvendo software livre e/ou aberto, escolas da rede pública de ensino, educador, educando e mídias digitais. Consiste em um espaço multimidiático, interativo e lúdico e que pretende promover a inclusão digital dos sujeitos educativos, permitindo ir além do modelo pedagógico utilizado na sala de aula tradicional e dos limites da escola, visando instigar a participação e a criatividade de seus interagentes, tendo como suporte pedagógico a aprendizagem construtivista e sócio-interacionista de Piaget e Vygotsky e a utilização do computador, dentro e fora da escola.
METODOLOGIA:
Para desenvolver este trabalho, adotamos a seguinte metodologia: (1) primeiro a equipe pedagógica define os conteúdos. (2) Faz-se a seleção de objetos de aprendizagem já existentes ou preferencialmente parte-se para a produção participativa destes objetos. (3) O Educador inclui os objetos de aprendizagem (áudio, vídeo, imagem, texto, jogos educativos) no repositório de dados do ambiente, indexando-os através do preenchimento de metadados previamente definidos. (4) Classifica-se o objeto de aprendizagem de acordo com as inteligências múltiplas contidas no objeto. Para fazer esta classificação o educador, simplesmente seleciona no sistema quais inteligências que são ou não são estimuladas pelo objeto de aprendizagem em questão. (5) Ao efetuar login no ambiente EDULIVRE, o educando passa a ser acompanhado pelo sistema, que cria um log de utilização e vai acumulando contadores de inteligência (linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal e natural) para cada educando. (6) O Perfil intelectual do educando é traçado através deste log de utilização, e pode ser exibido de forma quantitativa, percentual ou gráfica, considerando funcionalidades do sistema (chat, recados, comentários) e objetos de aprendizagem de maior interesse do educando.
RESULTADOS:
Por meio deste esforço multidisciplinar temos como resultados, a consolidação de um grupo de trabalho interdisciplinar na UFPB, produzindo uma solução tecnológica inovadora, utilizando software livre e/ou aberto, desenvolvida de forma participativa, onde educando, educador, pesquisador e equipe técnica estão envolvidos, agregando benefícios a este ambiente virtual de aprendizagem multimídia para educação infantil. O EDULIVRE desperta o interesse do educando em aprender através de um ambiente virtual lúdico e interativo, desenvolvido considerando os estágios de desenvolvimento cognitivo e as inteligências múltiplas na formação de crianças mais autônomas e criativas. Para disponibilizar os objetos de aprendizagem, e valorizar a comunidade escolar, trouxe para o ambiente os Espaços de Aprendizagem, tais como o "Espaço da Ciência, da Linguagem, da Música, do Desenho do Vídeo e etc" como forma de retratar o ambiente real da Escola Municipal Prof. Agostinho Fonseca Neto - João Pessoa - PB, que adota os princípios da Escola da Ponte (Portugal). Outra contribuição relevante é possibilitar que somente através da utilização do ambiente virtual de aprendizagem, seja possível traçar um perfil intelectual individual do educando determinando à quais inteligências múltiplas ele é mais propenso.
CONCLUSÃO:
Concluímos que com a estratégia proposta para traçar o perfil intelectual do educando em conformidade com a teoria das inteligências múltiplas, propostas por Gardner e inseridas no ambiente virtual de aprendizagem EDULIVRE, o educador não se restringe somente a observar presencialmente, ou em aplicar uma prova no final do período (formalidade escolar), mas com esta estratégia, passa a ter à sua disposição um importante instrumento de apoio no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem ao longo de todo período. Assim, é possível viabilizar meios para que o educador faça eletronicamente o diagnostico das preferências do educando por objetos de aprendizagem que contemplem ou estimulem determinadas inteligências. E sem o preenchimento de questionários, mas de forma implícita e transparente ao usuário é possível obter o perfil intelectual individual do educando somente através da utilização do ambiente. Com base neste perfil o educador terá a noção da participação e evolução do educando, e poderá determinar quais inteligências são mais propensas em cada educando, e assim poder corrigir eventuais deficiências, estimular e criar desafios e conflitos cognitivos específicos que possam desenvolver as inteligências múltiplas em cada educando ou em cada grupo que tenha perfis comuns.
Instituição de Fomento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Palavras-chave: AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, Inteligências Múltiplas, Perfil Intelectual Individual.