62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
FUNGOS ENDOFÍTICOS ISOLADOS DE FOLHAS SADIAS DE LIAMBA Vitex agnus castus L.
Nataly Leal de Oliveira 1
Cibele Maria Alves da Silva 2
Dhália Regina da Silva 3
Júlio César Silva 4
Marilene da Silva Cavalcanti 5
1. Fundaçao de Ensino supeerior de Olinda - FUNESO
2. Faculdade Frassinetti do Recife - FAFIRE
3. Fundaçao de Ensino Superior de Olinda - FUNESO
4. Universidae Federal de Pernambuco - UFPE
5. Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
INTRODUÇÃO:

A Vitex agnus castus L. conhecida popularmente como liamba e no estado do Pará como alegrim-de-angola, pertence à família Verbenacea e teve origem na Europa, essa planta apresenta características medicinais e possui uma gama de atividades biológicas sendo comumente utilizada no tratamento de distúrbios menstruais, para insuficiência na lactação e para o tratamento da acne e atividade antifúngica e sua maior indicação é normalizar a atividade dos hormônios sexuais femininos. O trabalho teve como objetivo isolar e identificar fungos endolíticos de folhas sadias da planta vitex agnus castus na região metropolitana do Recife - Brasil. Os fungos endofíticos são organismo intra e/ou intercelular nos tecidos das plantas hospedeiras sem causar sintomas de doenças. Podendo, apresentar diferentes relações com a planta dentre estes processos biotecnológicos e medicinais principalmente a produção de metabólitos  secundários.

METODOLOGIA:

Durante o período seco (fevereiro) de 2010, foram coletadas amostras de folhas sadias de  Vitex agnus castus em cinco pontos diferentes na Reserva Florestal de Dois Irmãos. As amostras foram acondicionadas em sacos de papel e levadas ao laboratório de Fungos Aquáticos, no Departamento de Micologia da UFPE, para análise. Após a coleta o material foi lavado abundantemente com água corrente e detergente neutro para retirar o excesso de epifíticos. Em seguida, o mesmo sofreu fragmentação em discos foliares com auxílio de vazador comum estéril de 5mm de diâmetro. Após esse processo o material foi superficialmente esterilizado em etanol 70% por cerca de um minuto, em seguida com hipoclorito de sódio 3% por cerca de três a quatro minutos. Após esse tratamento, foram efetuadas três lavagens com água destilada esterilizada da qual se retirou 1mL para o controle. Depois os discos foliares foram transferidos para placas de Petri, em triplicata, contendo o meio de cultura Batata-Dextrose-Ágar (BDA) acrescido de cloranfenicol (50 mg L-1). Seis discos foliares, eqüidistantes, foram colocados por placa, totalizando 90 fragmentos. As placas foram incubadas a temperaturas de 28 ± 2°C e observadas diariamente por quatro semanas.

RESULTADOS:

Dos fragmentos de folhas sadias de vitex agnus castus semeados em meio de cultura, foram assinalados 8 gêneros distribuídos em 8 espécies.  Dos táxons isolados 97,2% pertence ao grupo dos fungos anamórficos e apenas 2,8% ao filo Ascomycota. Dentre os fungos isolados as espécies  mais freqüentes foram Colletotrichum gloeosporiodes (Penz.) Sacc.,(33,1%) seguidos de Aspergillus niger Tiegh (14,1%), Lasiodiplodia theobromae (Pat.) Griff.& Maubl.(13,8%), Curvularia pallescens (Boedijn) (12,8%), as espécies  Drecheslera hawaiiensis (Bugnicourt) Subram. & Jain (8,4%), Pithomyces flavus (Cooke & Harkness) M. B. Ellis (8,3%) Nigrospora aphaerica (Sacc.) Mason (7,3%) e Glomerella cingulata (Stoneman) Spauld. & Schrenk (2,8%). Atualmente os fungos endófiticos têm despertado interesse na comunidade científica e estão sendo bastante pesquisado em todo mundo, principalmente as plantas de interesses fitoterápicos e na fitopatologia por seu potencial na produção de metabólitos de interesse econômico incluindo os relacionados às plantas hospedeiras. O potencial desses fungos em diversas pesquisas tem demonstrado a sua relevância também no controle biológico de pragas.

CONCLUSÃO:

Será necessária nova coleta para que possamos comparar os dados obtidos nessa primeira fase, levando agora em consideração o período chuvoso, afim de complementar a micobiota presente nesse estudo objetivando a utilização de alguns táxons em processos biotecnológicos e medicinais quanto a produção de metabólitos secundários.

 

Palavras-chave: Vitex agnus castus , Endófitico, Fngos.