62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
CIÊNCIAS: EXPERIMENTOTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO
Maria de Fátima da Silva Nascimento 1
Izaac Damasceno Pequeno 2
Roger Fazollo da Silva 3
Carlos Wagner Costa Araújo 4
1. Bolsista IC CNPq - Espaço Ciência e Cultura
2. Bolsista Espaço Ciência e Cultura UNIVASF
3. Biólogo - Espaço Ciência e Cultura
4. Orientador - Espaço Ciência e Cultura
INTRODUÇÃO:
A sociedade brasileira tem entendido que a educação é a chave para o seu desenvolvimento econômico. Este desenvolvimento encontra-se fortemente ligado ao domínio da ciência e da técnica. Ensinar ciência no Brasil não é uma atividade comumente desenvolvida, mas existem alguns poucos projetos e sistemas, que fazem a diferença, como a Experimentoteca, que compreende um pequeno laboratório de ciências, constituído de maletas experimentais, nas mais diversas áreas da ciência. Essas maletas podem ser tomadas a empréstimo ou como já acontece nas cidades ribeirinhas do São Francisco, elas podem ser ministradas aos alunos em seus respectivos municípios, pelos bolsistas e colaboradores do espaço Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina-PE. As atividades são realizadas em parceria com as Prefeituras Municipais. O objetivo deste trabalho é a divulgação e popularização da ciência, visando sua melhoria na rede de ensino, principalmente rede pública.
METODOLOGIA:
As maletas experimentais foram aplicadas através de oficinas itinerantes, nos municípios de Santa Maria da Boa Vista - PE, Lagoa Grande - PE e Sobradinho - BA, com a parceria das prefeituras municipais e escolas das localidades em questão. Para aplicação das oficinas foram utilizadas as maletas: Cadeia Alimentar, Educação e Saúde, Metabolismo das Plantas, Sistema ABO, Corpo Humano, entre outras, cada oficina era composta de 10 a 15 participantes e um monitor, cabendo a este monitorar as atividades e estimular o grupo a questões e observações.
RESULTADOS:
As oficinas atingiram cerca de dez mil participantes nos municípios referidos. Pôde-se observar o surgimento da curiosidade nos participantes em entender as oficinas para que suas dúvidas fossem esclarecidas. Isso foi possível, pois, os monitores têm o papel de apenas instigar o senso de investigação do aluno, norteando as oficinas sem o fornecimento de respostas prontas, mas sim dando uma visão de várias possibilidades para uma mesma indagação. Essa atitude faz com que o aluno tire suas próprias conclusões. A maior parte dos participantes demonstrou uma boa receptividade ao método utilizado, diferente do demais que não conseguiram assimilar o objetivo central do trabalho.
CONCLUSÃO:
O uso das maletas da Experimentoteca através das oficinas itinerantes é uma ferramenta de grande importância para o ensino de ciências, que de uma forma lúdica e dinâmica, faz com que o aluno possa interagir de forma direta com o professor e até mesmo com os seus colegas de classe. Além disso, o uso da experimentoteca como instrumento de ensino, possibilita aos participantes o desenvolvimento do senso de investigação, que lhes permiti pensar de forma crítica.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação Científica, Divulgação Científica, Ensino de Ciências.