62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 1. Imunologia Aplicada
INDUÇÃO DE NEUTROFILIA POR GLUCANA ADMINISTRADA INTRAPERITONEALMENTE EM CAMUNDONGOS.
Sarah Dantas Viana Medeiros 1
Karina Mendes Melchuna 1
Aleida Maria da Silva Lima 1
Milena Thaísa Figueirêdo de Araújo 1
Valéria Soraya Farias Sales 2, 1
1. Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, Faculdade de Farmácia, UFRN
2. Profª/ Dra.
INTRODUÇÃO:
Glucanas são polímeros de glicose que podem ser encontrados em fungos e bactérias, pertencendo a uma classe de modificadores da resposta biológica que desencadeia uma série de eventos na resposta imune. Essa é constituída por uma cadeia central com ligações β-1,3, podendo conter cadeias laterais β-1,6 e/ou 1,4. Os fagócitos são as principais células estimuladas pela glucana e geralmente integram o primeiro passo da resposta imune. A ligação da glucana aos fagócitos é realizada via receptores de membrana, em especial o dectin-1, receptores de complemento 3 (CR3) e receptores toll-like. Outros caminhos também podem estar envolvidos na ativação do sistema imune pela glucana, como produção e liberação de citocinas pró-inflamatórias (interleucinas 1 β (IL-1β), IL-6, IL-8 e IL-12) e quimiocinas incluindo fator de necrose tumoral (TNF). Verificou-se que a glucana ao estimular o sistema fagócito mononuclear, aumenta o peso e tamanho do baço, fígado e pulmões de camundongos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a ação da β-1,3 glucana, administrada por via intraperitoneal, nos neutrófilos do sangue periférico de camundongos Balb/c.
METODOLOGIA:
A β-(1→3) glucana insolúvel foi extraída a partir do fermento Fleshmann® (Saccharomyces cerevisiae) por hidrólise alcalina e ácida. Após a extração, a glucana foi administrada em Balb/c (N= 16) machos. Esses foram divididos aleatoriamente em três grupos (Grupo 1 (G1): seis camundongos receberam 10 mg de glucana /1mL de solução salina estéril; Grupo 2 (G2): cinco camundongos receberam 5mg de glucana/ 1mL de solução salina estéril e no Grupo 3 (G3): cinco camundongos receberam 2,5mg de glucana/ 1mL de solução salina estéril). Foi realizada, no dia 0, a coleta do sangue basal dos camundongos com o auxilio de um capilar heparinizado por punção do plexo retro-orbital. Subseqüentemente esses camundongos receberam a primeira dose de glucana: 10mg/ml (G1); 5mg/mL (G2) e 2,5mg/mL (G3). Duas e quatro horas após essa aplicação uma nova coleta de sangue foi realizada. No dia 2, com duas e quatro horas depois de administrada a segunda dose da glucana em suas devidas concentrações aos grupos 1, 2 e 3 foram coletadas amostras de sangue. No dia 4, houve a aplicação da terceira dose e coletas após 2 e 4 horas. À todas as coletas foram realizadas contagem diferencial e global de leucócitos. Os resultados foram analisados estatisticamente através do teste t e gráficos no GraphPad Prism.
RESULTADOS:
Os valores de neutrófilos dos animais do G1, após administração de glucana aumentaram (p < 0,05) nos tempos (dia 2-2h; dia 4-2h)quando comparados com a contagem basal e foram vistas as maiores contagens no dia 4 - 2h após a terceira dose de glucana. Nas contagens do G2, após administração de glucana foi observado um aumento (p < 0,05), quando comparados com o valor basal de neutrófilos nos tempos (dia 0-2h; dia 2- 2h; dia 2 -4h; dia 4 -2h; dia 4 -4h) e as maiores contagens foram no dia 4 - 2h após a terceira dose de glucana. No grupo G3, houve aumento de neutrófilos (p < 0,05) no sangue, nos tempos (dia 2- 2h; dia 2- 4h; dia 4- 2h; dia 4- 4h), quando comparados aos valores basais dos camundongos, sendo as maiores contagens dia 4 - 2h após terceira dose de glucana. Logo, verificou-se aumento de neutrófilos dos camundongos estudados em todos os três grupos, com coerência de valores no dia 4 - 2h após a terceira dose de glucana, evidenciando o efeito da glucana sobre a liberação dos neutrófilos a partir de seus locais de produção e ou armazenamento. Essas observações sugerem que a glucana pode aumentar o número de células efetoras, exercendo uma ação hematopoiética nos camundongos tratados.
CONCLUSÃO:
Desse estudo foi possível constatar que após a aplicação da glucana por via intraperitoneal em camundongos, o número de neutrófilos no sangue periférico, em relação à contagem no tempo basal, aumentou significativamente em todos os três grupos analisados.
Palavras-chave: Glucana, Imunoterapia, Neutrófilos.